Fichier hébergé par Archive-Host.com

lundi 22 septembre 2008

O estado da saude! Quem quer regressar a Portugal ?

Setúbal - Marido da vítima acusa médico do hospital de negligência

Marido da vítima acusa médico do hospital de negligência
Jovem mãe morre a um minuto do hospital Patrícia Gonçalves morreu, vítima de uma paragem cardíaca, na madrugada de sábado, quando os médicos a tentavam reanimar numa ambulância a menos de um minuto de distância do Hospital de São Bernardo em Setúbal. O marido atribui a culpa ao hospital dizendo que não terá sido "atendida da forma mais correcta nas Urgências, na madrugada anterior". Patrícia tinha sido mãe há oito dias.

José Carlos Dias conta que a mulher se sentiu mal na madrugada de sexta-feira, pelo que o casal se dirigiu às Urgências de Setúbal. "O médico foi negligente. Disse que estava muito ansiosa, que fosse para casa e que tomasse um analgésico. Não lhe fez quaisquer exames", contou.

"Na madrugada seguinte, a minha mulher queixou-se de que tinha uma perna inchada e de que não a conseguia mexer. Fomos a correr para o carro. Vi-a morrer, ela só me disse: ‘Toma conta do bebé porque vou morrer.’ Depois deu-me o David para os braços e caiu."
José Dias diz que a ambulância do INEM chegou cerca de sete minutos depois, pelas 02h51. "Fizeram tudo o que puderam, foram incansáveis", contou. "Reanimaram-na, mas, mal a ambulância arrancou, o coração não resistiu.

Pararam de novo, ainda no Bairro Afonso Costa, e chamaram o outro carro com os médicos, enquanto a tentavam reanimar, disse. Mal tinham arrancado de novo, a ambulância fez outra paragem, na Praça de Portugal, numa última tentativa de reanimar a jovem, que acabaria por falecer antes de chegar ao hospital.

HOSPITAL NÃO ENCONTRA MATÉRIA PARA INVESTIGAÇÃO

Um dia após a morte de Patrícia Gonçalves, vítima de paragem cardíaca, a administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, não possuía matéria que lhe permitisse avançar para uma investigação sobre alegada negligência médica, revelou fonte do hospital. Nas próximas horas, a administração decidirá sobre a produção de um comunicado relativo à forma como a jovem foi atendida nas Urgências, oito dias depois de dar à luz no mesmo hospital.
E no que o marido classificou de um parto normal. Segundo José Dias, não é ainda conhecido o resultado da autópsia. Patrícia Gonçalves sofria de asma, mas, garante o marido, nunca se queixou do coração em dez anos de vida em comum. O funeral de Patrícia Gonçalves é amanhã, pelas 10h00, depois de o corpo permanecer em câmara ardente na capela do Socorro (junto ao Convento de Jesus), em Setúbal.
DISFIBRILHADOR LEVA A PARAGEM DE AMBULÂNCIA

O uso do disfibrilhador para reanimar Patrícia Gonçalves obrigou a que a ambulância estivesse parada a um minuto do hospital de São Bernardo, em Setúbal. As tentativas de reanimação na rua por mais de 45 minutos causaram estranheza a familiares e amigos que não entendiam por que motivo a ambulância não avançava.

De acordo com o marido, a tripulação tentou reanimar a vítima enquanto não chegava a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). A médica responsável pela delegação regional de Lisboa do INEM, Teresa Pinto, explica que "as manobras de reanimação", com recurso ao desfibrilhador, " não são tão eficazes se feitas em movimento".
CASOS POLÉMICOS

Caldas da Rainha
Em Fevereiro, uma bebé transportada no carro do pai para o Hospital das Caldas da Rainha, por indicação de Linha de Saúde 24, acabou por morrer.
Viseu
Em Agosto, uma médica do Hospital de S. Teotónio, em Viseu, mandou Amélia Rodrigues, grávida, duas vezes para casa. Viria a ser internada: bebé estava morto.
Aveiro
Em Julho, um emigrante acusou o Hospital de Aveiro de negligência por falha de diagnóstico.
João Saramago com T.E.

Mirandela: Miséria inaceitavel.

Mirandela - tomam banho no rio tua e dependem da caridade dos vizinhos
Mãe e filhas na miséria É mais uma história de miséria, no coração transmontano. Uma mãe e três filhas vivem na mais absoluta degradação, num casebre sem água, luz ou casa de banho. O rio Tua serve para se lavarem, enquanto os ratos passeiam pela casa.
Maria Olímpia Alfaiate, de 34 anos, não esconde a tristeza. "Vamos ao rio para nos lavarmos.

Tentamos andar limpas", assegura a moradora da aldeia de Quintas, em Mirandela, que vive da agricultura e que só recebe o abono de família para apoiar as menores. "No Verão, ainda aguentamos. Agora no Inverno... Já viu o que é tomar banho com geada à nossa volta?", pergunta a mulher. As filhas – Raquel de 18 anos, Filipa de 16 e Isabel de 15 – partilham a desgraça. A mais nova – surda e muda – só vem ao fim-de-semana a casa, depois de ter sido acolhida numa unidade da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, no Porto.

Para chegar ao rio, esta família percorre cerca de 300 metros. "Às vezes ainda aquecemos água no fogão e tomamos banho nos alguidares. Por sua vez, as necessidades fazemos nos bacios que depois despejamos no mato", assegura Maria Olímpia, realçando outras carências: "No Inverno ou nos dias de mais chuva, a água entra em casa e tenho de pedir à minha irmã para nos deixar dormir na sua casa", conclui.

PORMENORES
Ajuda da aldeia
Na aldeia, os moradores ajudam como podem. Vão dando a Maria Olímpia alguns bens alimentares e roupas para as filhas.
Ratos na casa
Maria Olímpia recorda-se de estar grávida e de ver os ratos a passearem em cima do seu corpo. "Não há forma de evitar que entrem na casa", lamenta.
Casa está ilegal
As respostas sociais neste caso são nulas, muito por culpa de a casa estar ilegal. "Mas se não tenho dinheiro, como posso resolver o problema?", pergunta a mulher

Extra terrestre em Portugal

Insólito - estava parado devido a condicionamentos de trânsito
Idoso atropelado e detido pela PSPUm táxi desgovernado – e sem condutor – abalroou anteontem à noite um casal de motociclistas que estava parado à espera de que um agente da polícia o mandasse avançar.
A mulher sofreu ferimentos ligeiros e o marido acabouporserdetido, porque, apesar de estar parado, foi interveniente no acidente e teve de soprar ao balão. Acusou uma taxa de alcoolemia superior a 1,2 gr/l.
O acidente ocorreu cerca das 23h30 na rua 15, em Espinho, nas imediações do Hotel Solverde. O casal, tal como milhares de populares, queria chegar à praia para ver o fogo-de-artifício – um dos momentos altos das festas em honra da Srª da Ajuda, que decorreram este fim-de-semana naquela cidade do distrito de Aveiro.
O trânsito estava cortado, mas um agente da PSP mandou o condutor da motorizada, com cerca de 70 anos, esperar um pouco para poder circular. Sem que ninguém o previsse, um táxi, estacionado alguns metros atrás, começou a descer a rua, atropelando o casal.
A mulher sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para o Hospital de Vila Nova de Gaia. O marido, ainda meio combalido, teve de soprar ao balão, acusando uma taxa de alcoolemia de 1,29 gr/l. Foi detido e hoje vai ser presente a tribunal.

"É preciso ter azar. Há dias em que não se deve sair de casa. Então está parado, leva com o táxi, a mulher vai parar ao hospital e, como se não bastasse, ainda é detido, diziam incrédulos alguns populares.

Juizes Portuguêses apoiam a criminalidade

Libertação de suspeito merece indignação
O episódio da libertação de um imigrante ucraniano suspeito de tráfico de armas, se não for estratégico, é assustador. À parte estratégica, já lá iremos.
Comecemos pela assustadora. Mesmo desconhecendo os argumentos de quem decidiu a medida de coacção - serão eles lógicos, certamente - é impossível sentirmo--nos seguros vivendo num país onde um suspeito destes é libertado. Em causa está, desde logo, a potência das suas armas e o grau de destruição que poderiam causar - nomeadamente os explosivos.
Isso torna-o um perigo iminente para a paz pública. Além disso, e sem qualquer puritanismo, o suspeito em causa é estrangeiro - pela lógica tem um apelo mais forte e mais possibilidade de fugir para o estrangeiro (o facto de estar sem passaporte não deve impedi-lo).
Qualquer juiz que se depara com um suspeito destes devia colocá-lo em lugar onde pudesse defender a sociedade dele. E se um juiz vê que não pode cumprir a sua função, por qualquer motivo, ou, pior, está impedido de o fazer por um problema legal, não se lhe pede mais a não ser que faça um grande escândalo nacional.
Dê entrevistas, faça uma manifestação, convoque uma conferência de imprensa - como aquela que foi convocada quando houve uma tentativa de agressão no tribunal de Santa Maria da Feira - para explicar por que razão este senhor vai sair em liberdade e quem é o verdadeiro responsável por isso.
Chegámos à segunda questão, a estratégica. A única justificação para um indivíduo aparentemente tão perigoso como este sair em liberdade é que essa seja uma estratégia policial. Mas, tendo em conta o alarido à volta do caso, esta liberdade já não deve ser muito útil. Nos seus dez anos como primeiro-ministro (1985-1995), Aníbal Cavaco Silva foi um espectador privilegiado das transformações políticas na Europa do Leste.
Membro recente da CEE, Portugal não ficou indiferente ao desafio do Solidariedade de Lech Walesa na Polónia, nem à queda do Muro de Berlim, em 1989, nem à desagregação soviética, em finais de 1991.
Um momento importante foi a oposição de Cavaco Silva em 1987 à inclusão da Estónia entre as etapas da visita de uma delegação da Assembleia da República à União Soviética de Mikhail Gorbachev, alegando que Portugal, enquanto membro da NATO, jamais reconheceu a anexação dos países bálticos por Moscovo.
Essa tomada de posição como primeiro-ministro valeu- -lhe um confronto com o Parlamento e acabou por ser um dos argumentos que levaram à moção de censura apresentada pelo PRD que fez cair o primeiro dos seus três governos, o único minoritário.
Passados 20 anos, Cavaco receberá na missão da Estónia na ONU uma alta condecoração desse país, hoje próspero membro da UE e da NATO. Prova que o agora Presidente português continua a ser recordado como um dos líderes desses tempos históricos.
E nesta sua segunda fase política, como Chefe do Estado, esse seu prestígio na Europa Central e do Leste pode ser uma importante arma diplomática. Como se viu durante a recente visita à Polónia e à Eslováquia, em busca de oportunidades para a economia portuguesa.

Braga : Portugal a cair !

População receia tragédia em prédios degradados do centro SUSANA PINHEIRO,

Braga.
Derrocada que fez três mortes não é esquecida por habitantesAutarcas das freguesias falam em centenas de edifícios em ruínas A derrocada do prédio, que vitimou mortalmente três trabalhadores, em Braga, está a levar a população do centro histórico a recear idêntica tragédia nos mais de cem imóveis degradados.

Os vizinhos são os primeiros a denunciar e não entendem porque "as pessoas vivem nas casas quando é perigoso", como Ana Sousa de 74 anos. A idosa vive com o coração nas mãos: "Ali nasci e criei os meus filhos, mas tenho medo de lá dormir porque está tudo a cair." Os alertas surgem um pouco por todo o centro histórico.

Segundo o presidente da Junta da Sé, António Sousa, a casa de Ana Sousa, na Rua da Boavista, é uma das "situações mais graves" da sua freguesia.

O problema tem vindo a agravar-se desde que, em 2006, contabilizou 18 imóveis em estado de degradação e outros três em perigo de derrocada - dois deles em recuperação e um terceiro, na Rua das Chagas, "está suspenso por uma viga, em iminente derrocada", próximo de um centro de dia.Na Rua da Boavista, o cenário piorou, como na casa de Ana Sousa, alerta o autarca, "quando chove, parece rua lá dentro.

O tecto do hall está a cair". A inquilina passa lá o dia, mas pernoita na casa de familiares. "O meu quarto não tem tecto, caiu a clarabóia e tenho medo de ali dormir", conta. Ficou ainda com mais receio "depois de a morte dos trabalhadores" na Rua dos Chãos."Estão à espera de uma tragédia para agir?", atira um dos vizinhos que não se quis identificar, corroborado por Paulo Vieira: "O imóvel está perigoso e precisa de obras." Os populares temem ainda pela vida dos transeuntes, que "podem levar com uma telha ou vidro", ou pelos estragos nos carros estacionados. Perigoso, acrescenta o presidente da junta, está outro imóvel, mas devoluto, em risco de derrocada na mesma rua. "Pode ruir a qualquer momento e já caíram telhas para a estrada", alerta Paulo Silva, proprietário de uma casa que recuperou próxima do prédio. "Tenho receio de passar com as minhas filhas", diz. "Já pedimos mais fiscalização à câmara e, há dois anos, foi entregue um abaixo-assinado com mais de 900 assinaturas à Assembleia Municipal para alertar para estas situações", assegura o autarca da Sé.

E defende "a abertura de uma linha de crédito para ajudar os proprietários a requalificar os imóveis".

O presidente da Junta de São João do Souto, Miguel Pereira, alertou, há dias, a câmara para três prédios problemáticos, na Rua dos Chãos, onde morreram os três operários. "Vai-se chamar a atenção dos proprietários", afirma. Já o presidente da Junta de São Vicente, José Maria Gago, garante que "a câmara está a par dos 60 prédios devolutos no casco da freguesia", mas com maior prevalência na Rua de S. Vicente.

Portimão. Detidos após sequestrar e roubar jovem na rua

Vítima foi ameaçada com arma branca por três indivíduos PSP deteve os três suspeitos ainda dentro da viatura de um delesTrês indivíduos, de 48, 20 e 18 anos, foram detidos, ontem, cerca das 05.40, pela PSP, em Portimão, pouco depois de terem sequestrado e roubado, na zona do Alto do Quintão, um português, de 22 anos.
O lesado, sob ameaça de uma navalha, ficou sem o relógio e acabou por entregar o cartão multibanco e respectivo código, de acordo com a sua versão apresentada às autoridades. Não foi efectuado qualquer levantamento, pois a conta nem sequer possui saldo positivo.

Os suspeitos são presentes, hoje, pelas 10.00, no Tribunal de Portimão.

A detenção daquele trio de assaltantes surgiu em consequência da denúncia de uma testemunha ocular, tendo a PSP mobilizado efectivos de Investigação Criminal, da Brigada de Intervenção Rápida e da própria esquadra de Portimão, o que permitiu localizar os indivíduos no interior da viatura pertencente a um deles e recuperado o relógio roubado.

O registo do carro possibilitara à polícia conhecer a residência do proprietário e vigiá-la.A PSP destaca o facto de as detenções terem sido possíveis também "graças à intervenção ousada" de um dos seus elementos.

É que este, "ao ver que os meliantes ainda dentro do carro se preparavam para o ligar e fugir depois de se aperceberem da presença" dos agentes, conseguiu, "com ousado risco para a sua vida e integridade física", evitar-lhes a fuga, "impedindo que o condutor ligasse o motor e arrancasse com a viatura".Um popular residente em Portimão disse ao DN ter "apanhado sustos neste Verão devido a movimentações suspeitas" durante a madrugada na zona do Alto do Quintão, situada na periferia da cidade, onde ocorreu aquele assalto. "É um local pouco policiado. Passo ali regularmente e já vi indivíduos a rondar carros", contou o homem.

Guarda : Portugal a saque.....

Ucraniano é suspeito de fornecer armas a gangues
AMADEU ARAÚJO, Viseu
O imigrante ucraniano libertado após ter sido apanhado com armamento é suspeito de estar ligado a assaltos violentos, apurou o DN.
Na aldeia onde vive, em Pinhel, não levantava suspeitas e merecia toda a confiança do patrão. Mas agentes judiciários estão preocupados com a sua libertaçãoPJ investiga a participação em roubos a ourives O ucraniano detido pela Polícia Judiciária em flagrante delito na posse de armas, munições e explosivos "é suspeito de vários assaltos violentos, incluindo a alguns ourives", disse ao DN fonte ligada às investigações. O indivíduo, de 29 anos, trabalha a poucos quilómetros, numa oficina no Alto Leomil, na EN16, que faz a ligação com Espanha, mas já no concelho de Almeida. O actual patrão não tem razão de queixa e tem no ucraniano "um homem de confiança". A PJ investiga "uma eventual participação em assaltos", entre os quais a ourives. "Como operacional ou fornecedor de armas são assuntos que ainda investigamos", explicou fonte policial.Outro pormenor notado pelos investigadores foi a localização do emprego e da residência: "Este tipo de gente não dá nas vistas e leva uma vida calma.

Têm elevada mobilidade e, no caso deste suspeito, está perto de tudo parecendo que vive numa aldeia erma." A investigação da PJ terá começado em finais de 2007 e permitiu deter o imigrante e indiciar outros quatro indivíduos pela prática de "vários assaltos à mão armada, incluindo a ourives". A PJ não descarta a possibilidade de este grupo ter "cometido crimes semelhantes" em Espanha e no Norte do País. "O indivíduo vive e trabalha no Alto Leomil, uma zona privilegiada com um nó de acesso à A25 e a Espanha bem como a todo o nordeste transmontano e zona raiana", adiantou a citada fonte, para quem é crível que "nalguns assaltos o caminho de fuga tenha passado por Espanha, para despistar e, posterior entrada em Portugal através de uma das muitas vias de ligação".Ao suspeito detido, e que aguarda o desenrolar do processo com termo de identidade e residência, foram apreendidos vários detonadores, rastilho, explosivos, armas, munições, equipamento de comunicações e para imobilização de viaturas. A fonte da PJ lembrou que "os explosivos são velas de gelamonite.

Material usado em pedreiras e na construção civil onde o imigrante já trabalhou".A ligação aos assaltos aos ourives ambulantes foi suscitada depois de as autoridades espanholas terem detido em Pontevedra os suspeitos de um assalto a um ourives de Chaves. O primeiro assalto à mão armada aos ourives ambulantes registou-se em 7 de Dezembro de 2007 e visou um ourives da Guarda, que foi surpreendido pelos assaltantes em Celorico Gare quando se dirigia para o mercado de Trancoso.

As investigações prosseguem a cargo da PJ e do Laboratório de Polícia Científica. É que juntamente com as armas e munições foi apreendido "um equipamento electrónico, aparentemente de comunicações, mas que ainda não percebemos a sua finalidade". As autoridades estão "a trabalhar em conjunto" com a congénere espanhola, concluiu a citada fonte.

Lisboa é das capitais com mais poluição



Dia Europeu sem Carros.

Termina hoje a Semana da Mobilidade, com a realização, pelo sétimo ano consecutivo, desta iniciativa que pretende afastar os carros das cidades.

Na capital, a poluição causada pelo tráfego é "preocupante"Qualidade do ar foi tema da Semana da MobilidadeEm 2005, Lisboa teve mais de 180 dias, ou seja, metade do ano, em que os níveis de poluição atmosférica, nomeadamente das partículas inaláveis, ultrapassaram largamente o que é permitido por lei. O limite imposto pela legislação é de 35 dias.

O alerta é dado por Francisco Ferreira, coordenador do estudo "Riskair Lisboa". O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa diz ainda que, nesse ano, Lisboa esteve "entre as piores capitais europeias" no que toca à qualidade do ar. Um "problema grave" que é indissociável do tráfego automóvel, garante.

O que só torna mais pertinente o tema da sétima edição da Semana Europeia da Mobilidade - "Ar puro para todos!".

A semana termina hoje com a comemoração do Dia Europeu sem Carros. O sector dos transportes, nomeadamente o rodoviário, é responsável por cerca de 20% das emissões de gases com efeito de estufa e é também uma das principais causas de poluição com efeitos graves na saúde pública. Hélder Spínola, da Quercus, lembra que existem estudos da União Europeia que relacionam a poluição com quatro mil mortes prematuras por ano em Portugal. "É evidente que grande parte do problema está associado aos tráfego automóvel", diz.

O presidente da associação ambientalista considera por isso que esta é "uma iniciativa louvável", mas que não chega. "É acima de tudo um momento de alerta, de sensibilização para os problemas da mobilidade", diz. É também uma altura em que algumas autarquias aproveitam para ensaiar alternativas, lembra. No entanto, considera que as soluções para estes problemas "passam por medidas concretas, ao longo do ano, que respondam aos problemas e às necessidades das pessoas, porque só assim as pessoas vão aderir".

Hélder Spínola salienta que tem sido feito muito pouco para alterar a situação, que é notória desde 2001. "É necessário privilegiar o transporte colectivo e penalizar o individual. A subida do preço dos combustíveis é que tem levado as pessoas a usar menos o carro", diz.

A situação em Lisboa é "preocupante", afirma Francisco Ferreira, mas não caso único no País: se a capital regista os valores mais elevados, no Grande Porto há mais focos. Setúbal e Cascais são outros pontos onde se ultrapassam com frequência os níveis previstos na lei, alerta.

Até o ministro do Ambiente reconheceu esta semana que Portugal se encontra em incumprimento relativamente ao excesso de partículas emitidas para o ar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e que são necessárias medidas para reduzir a entrada de carros nas cidades. Francisco Nunes da Silva concorda "que está quase tudo por fazer".Alternativas para deixar o carro em casaReduzir.

A circulação automóvel é uma das principais fontes de poluição do arComo cidadão, que medidas pode tomar para reduzir as emissões do tráfego rodoviário, uma das principais fonte de poluição do ar? A primeira é obviamente reduzir a utilização do automóvel. Por isso, a organização da Semana Europeia da Mobilidade aconselha a ponderar alternativas como as deslocações a pé, de bicicleta, nos transportes públicos ou a utilização colectiva do carro. Nos casos em que é possível, a Quercus recomenda que se opte pelo teletrabalho, permitindo assim evitar as deslocações diárias. Andar a péÉ mais fácil dizer do que fazer. Por isso, a organização da Semana Europeia da Mobilidade recomenda que se opte por viver perto do local de trabalho.

O mesmo conselho é aplicável quando se escolhe a escola para os filhos, os locais para fazer compras, etc. - a proximidade ajuda a evitar a utilização do carro.Andar de bicicletaA segurança, as condições meteorológicas e topográficas são geralmente os principais obstáculos invocados para não utilizar a bicicleta no dia-a-dia. Argumentos que têm sido desmontados por várias experiências nas cidades portuguesas, como mostra o blogue "100 dias de bicicleta em Lisboa" (100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com). Paulo Guerra dos Santos percorreu a capital em duas rodas para a sua tese de mestrado sobre a "Contribuição do modo bici na gestão da mobilidade urbana" e concluiu que "Lisboa é uma cidade ciclável, para uma grande parte da população que nela vive, estuda e trabalha." Para superar as dificuldades pode contar com a ajuda de blogues como "A bicicleta é um meio de transporte e eu "Vou de Bicicleta" para todo o lado" (voudebicicleta.eu) e "Bicicleta na cidade" (bicicletanacidade.blogspot.com), apenas dois dos muitos em que se partilha informação útil para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte. Quanto à segurança, pressione as autoridades locais para melhorarem as infra-estruturas para o trânsito de bicicletas, aconselha a organização.Transportes públicos colectivos "A aposta no transporte colectivo é essencial", diz o presidente da Quercus. "É preciso garantir transportes rápidos, confortáveis e económicos porque de outra forma será muito difícil competir com o automóvel", conclui. Depois, resta ao cidadão fazer a sua parte. Considere as hipóteses de transporte quando escolher o local para morar: prefira locais acessíveis através do transporte público. Partilhar o carro A utilização colectiva do carro, partilhando com colegas de trabalho ou com pessoas que fazem percursos semelhantes é uma alternativa.

Algumas câmaras já disponibilizam formas de os funcionários combinarem boleias através da intranet. Incentive o seu empregador a pôr em prática planos de deslocação para o trabalho, aconselha a organização da Semana Europeia da Mobilidade. A internet pode também ajudar quem quer deixar o carro em casa. Existem sites onde se pode tentar encontrar pessoas que façam o mesmo percurso para partilhar o carro, como o Deboleia.com ou carpool.com.pt.

Portugal : A que aquilo chegou!......

Levar papel higiénico para a escola
2008-09-18
Maria Santos
É como cidadã que vos escrevo, porque o assunto que vos trago não é algo que me afecte, agora, directamente.
Há dias ouvi, num estabelecimento comercial, uma mãe a lamentar o facto de a filha ter que levar, no início do ano lectivo, uma resma de papel de fotocópia para a escola do 1º ciclo. Teria ainda que entregar 20,00? para suportar despesas de material, nomeadamente, para trabalhos que execute para dias comemorativos: pai, mãe?.
A aluna está abrangida pelo escalão máximo de subsídio e a mãe chegou mesmo a questionar a escola se também a filha teria que entregar e pagar o que lhe estavam a pedir.
Há cinco anos, quando o meu filho entrou para o 1ºano, tive a infeliz ideia de o tirar de um colégio particular para que ele iniciasse a escolaridade no ensino público.
Também na escola onde ingressou (saiu ao fim de 15 dias, para regressar ao colégio), pediram-me 25,00€ para gastos que a escola teria com o meu filho ao longo do ano lectivo, fotocópias e manutenção do fotocopiador.
O estado de especulação que se vive no mundo começa muito cedo para o cidadão… aos 6 anos! A escola cobra antecipadamente o que ainda não gastou, nem sabe quando irá gastar. O meu filho veio embora sem que me tenha sido reembolsado qualquer montante.
Quem cobra tem legitimidade para o fazer? Quem beneficia com o que sobra no fim do ano lectivo?
Há cinco anos paguei. A prática mantém-se e as escolas em questão são distintas.
O governo dá e a escola tira. Serão estas práticas do conhecimento dos nossos governantes?
Mais ridículo: o meu filho e todos os outros, tiveram que levar, cada um deles, dois rolos de papel higiénico!

jeudi 18 septembre 2008

Benfica : Agression à Nuno Gomes

La commission disciplinaire de la Ligue, (CD) a décidé de ne pas sanctionner le joueur du FCorruptoP, C. Rodriguez, pour l’agression à Nuno Gomes.
Les Juges viennent à nouveau de démontrer que dans la loi Portugaise il y a deux poids et deux mesures.

Après avoir manipulé et outragé le Tribunal Arbitral du Sport, (TAS) afin de favoriser le club nordiste et son mafieux président, après avoir occulté le cas HULK, alors qu’ils se sont empressés de suspendre et dénoncer le joueur de l’équipe du Leixões, (Chumbinho) et sachant que ce dernier se trouve dans une situation identique à celle de HULK, cette association de corrompus de la commission de discipline de la Ligue, vient nous gratifier d’une décision, conforme à ses principes fondamentaux de soutien, du mensonge et de la corruption.
Il est temps que ça cesse……..

Lors de la dernière journée de championnat, un adepte fatigué d’assister à toutes ces magouilles, a voulu cette fois-ci, donner un petit avertissement à toutes et à tous, en s’adressant à un juge de touche.

Nous sommes certains, qu’il n’y a pas de fumé sans feu, ce qui nous mène à penser que très prochainement, ces Messieurs à la tête du football portugais vont avoir de graves ennuis.
"On peut toujours confondre un juge, qu’il soit de touche ou de commission, c’est seulement une question d’état d’esprit ou de vision du moment"

lundi 15 septembre 2008

Portugal: entre mortos e feridos alguém deve escapar

Rendas aumentam 2,8% em 2009

No próximo ano as rendas vão subir 2,8 por cento, mais três décimas do que o ano passado. Este é um valor superior á inflação para 2009 estimada pelo Banco de Portugal, que aponta para os 2,5 por cento.

Segundo o Jornal de Negócios, o aumento do valor das rendas em Portugal será aplicado a contratos de arrendamento celebrados após o dia 15 Outubro de 1990 e nos contratos não habitacionais assinados depois de 30 de Setembro de 1995.

No casos dos contratos efectuados antes de 1990 as regras diferem. Podem ser alvo de actualização extraordinária, que depende do estado de conservação das casas e do valor do imóvel. Já nos contratos anteriores a 1980 intervêm ainda factores de correcção, que podem agravar o aumento.

A confirmação oficial do valor apontado bem como os factores de correcção terão de ser publicados pelo Governo no Diário da República até 31 de Outubro.

A justiça Portuguesa no seu melhor !

Estado condenado a indemnizar Pinto da CostaO Tribunal da Relação do Porto condenou o Estado a pagar uma indemnização de 20 mil euros a Pinto da Costa por detenção ilegal do presidente do FC Porto no Tribunal de Gondomar, em Dezembro de 2004, no âmbito do processo ‘Apito Dourado’.

Pinto da Costa considerou que houve um recurso alegadamente abusivo na sua detenção, quando compareceu voluntariamente no Tribunal de Gondomar. O presidente do FC Porto processou o Estado, mas em Fevereiro deste ano, aquela instância recusou a indemnização pedida.

Pinto da Costa recorreu da decisão e o Tribunal da Relação veio agora dar-lhe razão e condenar o Estado a pagar uma indemnização de 20 mil euros.

Menos dois mil presos e mais crime violento

Balanço: Novas leis penais entraram em vigor há um ano

Mais crime e menos presos. Este é o principal balanço das alterações penais que entraram em vigor há um ano. No primeiro dia foram soltos 115 reclusos, mas ao longo dos últimos 12 meses a diminuição da população prisional foi muito superior: menos 2038 presos, a maior queda de sempre acompanhada por uma onda de criminalidade sem precedentes.

"Claramente há mais crimes, de todos os tipos, bem como há menos presos. Quem disser o contrário mente", afirma Carlos Anjos, inspector da Polícia Judiciária, que classifica como "terríveis" as mudanças levadas a cabo no regime da prisão preventiva, as dificuldades colocadas à detenção fora de flagrante delito e o encurtamento dos prazos do segredo de justiça. "O sinal de brandura que o Governo deu é um dos factores responsáveis pela onda de criminalidade que o País atravessa", acrescenta Rui Rangel, presidente da Associação dos Juízes pela Cidadania, convidando o Governo a estudar e revelar "se os crimes que estão a ser cometidos não o foram por pessoas colocadas em liberdade na sequência da reforma".

"É a realidade fria dos números", adianta António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que faz um "balanço negativo" do primeiro ano após as alterações penais: o Código de Processo Penal é o principal alvo de críticas. "Inquestionavelmente há mais crimes e menos presos", diz também o juiz.

Já o procurador António Cluny, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, realça que além da sensação de que há mais crime há ""fundamentalmente a sensação de que há mais crime grave e violento". " Quanto aos presos, as estatísticas falam por si", limita-se a constatar.

La corruption au Portugal dans toute sa splendeur

D’après le quotidien ABola dans son édition on line de ce jour, le Tribunal de la Relation de Porto a donné raison au Président condamné pour corruption, en condamnant cette fois-ci l’État, (donc le contribuable) à payer 20 000 € à ce malfaiteur pour avoir été détenu illégalement, dans le cadre de l’affaire ‘’Apito dourado’’.

Ce perfide personnage, a été placé en garde à vue le 3 décembre 2004 pour interrogatoire dans le cadre de l'enquête sur la corruption dans le football.

La procédure intentée par le malfaiteur en liberté contre l'Etat, avait été dans un premier temps jugé irrecevable par le tribunal de Gondomar, le prédateur en question a alors fait appel de cette décision et le verdict vient de donner raison au président corrupteur assumé.

‘’Il est bon de rappeler ici que cette canaille a été condamnée à deux ans de suspension de toute activités liées au football et au sein du club dont il est le Président’’.

Il est dit que le Ministère public devra faire appel de cette décision.

Ces décisions guignolesques, prises par ces magistrats, nous font froid dans le dos et nous amènent à penser, que la corruption au Portugal ne ronge pas que le football.

Pourquoi avoir été si empressés, à virer du tribunal de Gondomar, l’homme qui a combattu la corruption de toutes ses forces ? Après 16 années de bons et loyaux services comme Procureur adjoint du Tribunal de Gondomar, Carlos José Nascimento Teixeira a été nommé Procureur de la République pour l’île de Madère. Sans doute une forme de promotion pour l’éloigner des procédures en cours.
Il est affligeant de constater que les fonctionnaires de justice et autres magistrats, s’y plaisent dans cette mélasse.

Le torchon Journal de Noticias, dans une de ses récentes éditions a eu l'avilissement de supputer, que cette promotion avait comme finalité, ‘’suivre de près les agissements du Président Alberto João Jardin’’ en dissimulant le fait que dorénavant la place était libre pour tous ces charognards qui polluent les administrations publiques, ainsi que l’ensemble du sport et en particulier le football.
A quand une véritable justice exempte de tous soupçons dans ce pays ?

CRUZADA DO PARTIDO SOCIALISTA CONTRA OS EMIGRANTES

- O Niilismo Moral ou a doutrina da "neutralidade axiológica".

O Governo de José Sócrates é, seguramente, o maior fracasso político após 25 de Abril.Sócrates é Primeiro Ministro de um País, Portugal, a quem os estados do Norte e Leste da Europa apelidam de PIG - que em inglês quer dizer "Porco" - e ao sistema económico português uma pocilga "Muc".O Governo de José Sócrates passou agora ao ataque aos emigrantes.
Sócrates sabe que os emigrantes portugueses tiveram de fugir de Portugal para terem um mínimo de vida com dignidade, depois de não terem conseguido no seu país o emprego e as condições adequadas a um ser humano.Sócrates e o Partido Socialista sabem que esses emigrantes, tendo visto nos outros países da União Europeia um sistema político e económico superior, NUNCA VOTARÃO NO PARTIDO SOCIALISTA nas eleições autárquicas e nas legislativas.
Nunca quererão voltar à "caverna platónica", depois de atingirem a luz.
Então, o Partido Socialista e seu Governo decidiram IMPEDIR OS EMIGRANTES DE VOTAREM ,seja através de voto por correspondência, seja através de um sistema baseado na Internet, que poderia e deveria ser implementado, na era das novas tecnologias, com uma redefinição do número de deputados pela emigração, que deverá passar ao método proporcional e não os 4 deputados que seriam representativos de cerca de 4 milhões de emigrantes!
Veja-se aqui:http://diario.iol.pt/politica/eleicoes-voto-emigrantes-correspondencia-votos-ps/990392-4072.htmlJosé Sócrates está assim a agir de molde a cortar as ligações a Portugal de milhões de emigrantes, cidadãos portugueses que têm o direito de votar, de decidir o que querem para Portugal.E a proteger-se e ao Partido Socialista, obstruindo assim que os emigrantes pelo seu voto façam repercutir nas urnas o fracasso das suas políticas socialistas.Assente em princípios políticos onde o Poder é exercído pelo Poder, José Sócrates e o Partido Socialista, servidos por uma camada de sociólogos , transformou Portugal num dos PIGS da Europa, sem rumo, sem ética, sem destino a não ser a servidão, o rebaixamento, o subdesenvolvimento.
O Partido Socialista detém o Poder Político através de um conjunto de princípios maquiavélicos , sustentados pelo ateísmo, pela pleíade de sociólogos experimentalistas e guiados pela "ética da responsabilidade", que o servem e que em contraposição à "ética da convicção", advoga que para os fins - "bons" para eles - devem usar meios moralmente duvidosos, na esteira do ensinamento de Max Weber.É a teoria de que os fins justificam os meios.
A verdade é a mentira, a mentira é a verdade. Esta a lógica política do Partido Socialista. É pois tempo de uma reacção, de um movimento nacional que defenda outros valores.O Partido Socialista está confiante que a ignorância das massas, a falta de capacidade para reagirem sem ser através de forças políticas organizadas, as leva a aceitar a propaganda e a manipulação que sabe ser capaz de gerir.Por ter um sistema de prebendas, de solidariedades e de gente que vive à custa do Estado, domina o Estado e destroi Portugal, mas tem trunfos para hjogar eleitoralmente.
O Partido Socialista sempre foi responsável por governos desastrosos para Portugal, quer sob Mário Soares, quer através de António Guterres - o tal que abandonou o Governo por estar "no Pântano" - e agora através de José Sócrates, muito mais inteligente que qualquer daqueles , mas por isso mesmo mais sibilino e perigoso nas políticas que sustenta.Temos de reagir!Vamos passar das palavras aos actos.
Vamos esclarecer os portugueses. Para isso é necessário que nos organizemos politicamente. Somos capazes. Podemos fazê-lo.
Vamos lutar por Portugal, pela nossa dignidade, pelos nossos filhos, pelo nosso orgulho, contra a Maçonaria ateia, contra a corrupção e a vigarice.
Por Portugal!
José Maria Martins
Blogue do advogado José Maria Martins

samedi 13 septembre 2008

Petit critica excesso de estrangeiros

Médio revela ao DN sport que a selecção é um ciclo fechado e o desejo de acabar no Boavista. Explica ainda que se o Benfica quisesse tinha-o mantido e incentiva o clube a uma maior aposta em portugueses Petit, jogador do Colónia que deixou o Benfica no último defeso, não se conforma com o excesso de estrangeiros no onze do clube da Luz.
Em conversa com o DN sport, o internacional português foi confrontado com a equipa que iniciou o jogo com o FC Porto - apenas Quim e Carlos Martins eram portugueses - e não se fez rogado em lembrar outros tempos.
"Quando fomos campeões, em 2004/2005, a espinha dorsal da equipa era toda portuguesa. Os jogadores importantes eram todos portugueses.
Estrangeiros, tínhamos o Luisão e o Geovanni. A verdade é que na Liga portuguesa os jogadores são quase todos estrangeiros e os melhores futebolistas nacionais que o Benfica podia contratar estão no Sporting e no FC Porto.
E o Benfica não tem tempo para apostar na formação, porque tem de ser campeão", diz o médio, que tem um desejo: "Gostava de ir aí festejar o título no final da temporada. Trabalhei uma semana com Quique Flores. Ele mais a qualidade dos futebolistas que chegaram podem levar o Benfica ao título, mas para isso têm que o demonstrar no campo."A saída para o Colónia, nunca foi bem explicada. Petit, sem se alongar, deixa no ar que o clube da Luz não fez tudo o que podia para o manter: "Foram seis anos nos quais dei tudo o que tinha pelo Benfica.
Já tinha falado que queria sair. Mas se o Benfica tivesse querido ficar comigo, tinha ficado."Com um contrato de dois anos com o Colónia, Petit diz que não tem intenção regressar ao Benfica: "Se me aceitarem, será o Boavista o meu último clube. Sou boavisteiro, por isso gostava de acabar lá a minha carreira e depois ficar ligado ao clube.
Ainda não falei com ninguém, mas é essa a minha intenção. Desde que queiram."A finalizar, o médio faz uma revelação ao DN sport. Petit vai informar este fim-de-semana Carlos Godinho, director técnico da Federação Portuguesa de Futebol, que o seu ciclo na selecção terminou. "É uma etapa fechada.
O Mundial realiza-se quando eu tiver 34 anos. Depois de meditar, resolvi dedicar-me mais à minha família e ao clube. Vou continuar a torcer pela selecção. Tenho estado a pensar e vou dizer isto mesmo durante este fim--de-semana, no qual estarei em Portugal, ao director técnico Carlos Godinho.
A selecção, para mim, acabou."

Número de criminosos deportados aumentou

Crimes. Este ano já foram 53 os repatriados dos EUA e do Canadá Repatriamentos deste ano vão superar os números de 2007

O número de cidadãos que chega repatriado aos Açores, proveniente dos EUA e Canadá, aumentou nos primeiros oito meses deste ano relativamente a igual período do ano anterior.


Entre Janeiro e Agosto de 2008 já vieram 53 indivíduos, enquanto durante todo o ano de 2007 vieram 61. E o Governo Regional dos Açores tem indicação de que, até Dezembro, chegarão mais alguns, em número que vai superar os totais do ano passado.
Contas feitas, existe neste momento quase um milhar de cidadãos repatriados nos Açores, concentrados sobretudo em São Miguel e na Terceira.
No entanto, nos últimos meses tem-se registado a tendência para se dispersarem, cada vez mais, por outras ilhas do arquipélago. Estas são estatísticas oficiais, com base nos casos notificados, mas uma fonte ligada ao processo contactada pelo DN admite a existência de mais cidadãos naquelas circunstâncias que se mantêm no anonimato, seja porque têm forma de se manter economicamente, ou porque têm quem os acolha, dispensando as estruturas de assistência criadas pelo Governo Regional e por instituições particulares de solidariedade social.
Estes indivíduos são deportados por terem cometido crimes nos EUA e Canadá e, sem a protecção da cidadania norte-americana ou canadiana, acabam condenados a penas de prisão e depois a regressar compulsivamente à sua terra de origem.
Voltam às ilhas a uma média de 50, 60 pessoas por ano, sem - muitas vezes - saber falar a língua portuguesa, sem família a acompanhá-los na partida e a recebê--los à chegada, nem garantia de casa ou emprego.
A única certeza que têm é que, se as autoridades açorianas forem atempadamente informadas, terão um técnico à sua espera para o encaminhamento no Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência em Ponta Delgada."Este ano, infelizmente, o número de cidadãos deportados para os Açores não reduziu, aumentou.
Não em números que possamos considerar preocupantes, para já, e só se tornará preocupante se esse aumento continuar nos próximos anos", afirma a Directora Regional das Comunidades, Alzira Silva, para quem a situação se tem agravado desde 2005.
Desde então, verificam-se "picos pontuais" no fluxo de pessoas expulsas da América do Norte para a Região Autónoma.

Benfica Contrata jactos de luxo

O Benfica contratou uma empresa de voos privados para ir buscar os principais reforços da equipa neste defeso. Apesar de cada uma das cinco deslocações custar entre 25 e 35 mil euros, dependendo da distância e das horas que os aparelhos estiveram ao serviço do cliente, a verdade é que o Benfica comprou um pacote de horas que permitiu reduzir o custo de 150 mil euros para quase metade (85 mil euros). O custo de um avião destes está, normalmente, estimado em cinco mil euros por hora.

A decisão da opção pela utilização de jactos privados surgiu por 'necessidade', como explica ao Correio Sport o director de comunicação dos encarnados, João Gabriel. 'Não é uma questão de luxo, é uma situação de necessidade, pois, por vezes, não é compatível com os voos regulares', prossegue, revelando: 'A compra de horas de voos é cada vez mais usada pelos clubes. Até os próprios jogadores já o fazem'.

A primeira viagem em jacto privado foi encetada pelo presidente Luís Filipe Vieira e Rui Costa a Manchester, para o encontro que pretendiam ser secreto com Sven-Goran Eriksson. No regresso, havia a quase certeza de que o técnico sueco seria o próximo treinador, mas Eriksson acabaria por ‘roer a corda’ ao ex-pupilo Rui Costa, por não querer perder dinheiro na rescisão do contrato com o Manchester City.

Seguiu-se Pablo Aimar, resgatado ao Saragoça. O argentino chegou com o director desportivo e elementos da família tendo sido recebido pela imprensa em Tires, por volta da meia-noite, após maratona negocial com o clube espanhol. Uma deslocação falhada a Barcelona, para negociar Luis García, e logo a seguir foi a vez de José Antonio Reyes, procedente de Madrid, o destino mais próximo de Lisboa, ser recebido no aeroporto da Portela, onde chegou de jacto.
O último foi David Suazo, que o director desportivo negociou em Milão, com o Inter de Mourinho.
Contactado pelo Correio Sport, um especialista da aviação afirma que este tipo de transporte está a ganhar clientes em Portugal: 'É uma espécie de time-sharing dos aviões e o Benfica pode ter efectivamente comprado um pacote de horas. É ligeiramente mais barato.'
Por exemplo, num voo comercial, explica o especialista, a classe executiva para qualquer um desses destinos não ultrapassaria 1800 euros por pessoa. É ver a diferença', conclui.
António Pereira

Argentino do Benfica vai ser reavaliado na próxima semana

Aimar fora do dérbiPablo Aimar tem poucas possibilidades de defrontar o Sporting, no clássico que terá lugar no próximo dia 27 de Setembro, na Luz.
O argentino fez uma rotura muscular após um sprint no minuto 50 do jogo com o FC Porto e, desde então, tem-se limitado a fazer tratamento.

Apesar de ter iniciado corrida, alternando neste momento o trabalho de relvado com o ginásio, Pablo Aimar só será reavaliado na próxima semana, estando colocada de parte a possibilidade de defrontar o Nápoles e o Paços de Ferreira.

Segue-se a semana do dérbi, mas o CM apurou que o departamento clínico não está disposto a correr riscos.
O jogador só será dado como apto se estiver totalmente recuperado.
Mesmo nesse caso, estaria condicionado pela falta de ritmo competitivo.

Tavira - segundo caso de afogamento no Algarve em menos de uma semana

Menino de 3 anos morre em piscina.
Um menino de três anos morreu afogado, ontem, cerca das 09h30, na piscina colectiva de um empreendimento turístico em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira. É o segundo caso de morte numa piscina registado no Algarve em menos de uma semana
Daniel, filho de um casal de imigrantes russos, terá aproveitado uma distracção momentânea do pai, Igor, de 45 anos, jardineiro no empreendimento, e dirigiu-se para a piscina, que não tem qualquer vedação.

"O pai estava a limpar as folhas que, durante a noite e devido ao vento, se espalharam por uma vasta área; e a criança, ao seu lado, esperava que a mãe a viesse buscar para levá-la a uma escola especial que frequentava por ter problemas de audição", contou ao CM um colega do pai da criança, que solicitou o anonimato.
Segundo o funcionário do empreendimento que esteve no local da tragédia, "o menino afastou-se um pouco e, devido ao vento, o seu boné terá voado da cabeça e caído na piscina, que àquela hora matinal se encontrava deserta".

O que se passou a seguir não teve testemunhas mas tudo leva a crer que a criança terá caído à água na tentativa de recuperar o boné. "O Daniel até tinha medo da água, nunca entrava sozinho na piscina, pelo que deverá ter escorregado e caído", disse a mesma fonte ao CM.

Momentos depois, o pai deu por falta do filho e foi procurá-lo. "Passou pela piscina, que estava coberta de folhas, e só depois de muito procurar conseguiu descortinar o menino dentro de água", contou o funcionário do empreendimento.
Seguiram-se momentos de grande aflição, com o pai agarrado à criança, enquanto o socorro não chegava. Ao local deslocou-se uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e uma ambulância do INEM mas já nada pôde ser feito. "A criança estava em paragem cardiorrespiratória.
Foram-lhe ministradas manobras de suporte avançado de vida, mas sem sucesso", disse ao CM fonte do INEM, entidade que se limitou a confirmar o óbito.
A mãe, que trabalha no quartel do Exército, em Tavira, e que há 15 também perdeu uma filha, então com cinco anos, vítima de afogamento numa lagoa da Rússia, é agora a principal preocupação.

"Não sei como vai reagir a este novo desgosto.
Há 15 anos, perdeu a filha, de cinco, de forma trágica, também afogada. Divorciou-se então do primeiro marido, casou com o Igor e, há cerca de sete anos, emigrou para o Algarve", conta um amigo de Igor. "Há quatro anos nasceu o Daniel e, apesar de o menino ter problemas de saúde, veio minimizar o desgosto da outra menina.
Agora, não sei como a mãe vai aceitar mais esta desgraça", lamentou, concluindo, o colega de Igor.

jeudi 11 septembre 2008

Selecção: Queiroz não mexeu no meio-campo e equipa afundou-se

Pergunta Scolari: “E o burro sou eu?”
Carlos Queiroz fez duas substituições a meio da segunda parte, mas negligenciou a falta de estabilidade de um meio-campo demasiado dependente de Deco e conduziu Portugal à primeira derrota em casa num jogo oficial, desde a final do Euro’2004. É apenas o início da caminhada para a fase final do Mundial 2010, mas com este triunfo por 3-2 a Dinamarca já leva uma boa vantagem, após uma partida em que evidenciou total concentração, do primeiro ao último minuto, tirando o máximo partido da falta de inteligência táctica dos responsáveis nacionais.
Quase dava para ouvir Scolari, lá em Londres, a perguntar: "E o burro sou eu?"
A primeira parte começou com duas ocasiões flagrantes dos dinamarqueses, quando a equipa nacional ainda patinava na relva húmida de Alvalade. O apagamento forçado de Maniche e Meireles transformou a partida num espectáculo monótono, apenas quebrado pelo talento de Deco.

O desbloqueio surgiu à beira do intervalo.
Portugal marcou numa bela jogada de desmultiplicação de posições que baralhou o rigor nórdico. Simão fez de Paulo Ferreira, Paulo Ferreira fez de Deco, Hugo Almeida fez de Simão e Nani fez de Hugo Almeida.
Um golo brilhante.

A perder, a Dinamarca mudou de estratégia e aliviou a pressão, confiando na má forma de Maniche, na falta de rotina de Meireles e no cansaço de Deco, tudo somado à falta de clarividência de Carlos Queiroz no banco.
Teve a sorte pelo seu lado, sem dúvida, mas alcançou uma vitória que pode marcar desde já toda a fase de qualificação, com três golos nos últimos dez minutos, um de contra-ataque, um de canto e outro de lançamento lateral, a tirar o máximo partido do afundamento físico e táctico da selecção portuguesa, após as substituições da selecção nacional.

Magistrada do caso BES lidera crime violento

Crime violento.
Pinto Monteiro escolheu Cândida Vilar, responsável pela acusação do hammerskin Mário Machado e dos assaltos ao BES para liderar a unidade especial de LisboaEquipa está a trabalhar desde sexta-feira A unidade especial contra crimes violentos da zona de Lisboa já está formada e será liderada por Cândida Vilar, procuradora responsável pelo inquérito dos assaltos no BES e pela acusação do hammerskin Mário Machado.
O nome formal será Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (UECEV) e será chefiada, à cabeça, pela procuradora da República, apoiada pelos procuradores adjuntos Sofia Rocha, Filomena Rosado,Teresa Sanches e Carlos Figueira.
A decisão foi tomada pelo procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, numa reunião que decorreu na terça-feira com Maria José Morgado, directora do DIAP de Lisboa, a que se seguiu um documento interno enviado ao departamento, assinado por Maria José Morgado. Contactada pelo DN, a procuradora-geral adjunta confirmou que esta equipa está a trabalhar desde o dia 5 deste mês e que estas nomeações obedeceram ao regime de voluntariado.
A procuradora Cândida Vilar terá agora a missão de" dirigir a investigação criminal e exercer a acção penal relativamente à criminalidade especialmente violenta susceptível de colocar em perigo bens pessoais, além dos patrimoniais", segundo explica essa circular interna. Cândida Vilar, amiga pessoal do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, foi também responsável pelas acusa- ções a Mário Machado e 36 membros da organização neonazi Hammerskins e chegou a ser alvo de ameaças.
O líder do movimento skinhead em Portugal, Mário Machado, enquanto esteve em prisão preventiva, escreveu uma carta aberta, divulgada na Internet, onde apelava a todos os seguidores da extrema-direita para que não esquecessem o nome da procuradora Cândida Vilar. Depois disso, a procuradora passou a ter protecção policial especial.
Segundo a directora do DIAP explicou ao DN, esta equipa terá como função "alcançar maior eficácia e justiça no combate aos fenómenos da criminalidade especialmente violenta e altamente organizada, através de uma maior operacionalidade, interconexão de dados com as polícias e articulação interna", sendo que essa articulação, no terreno, será mais forte com a Polícia Judiciária.
Para já, os crimes que serão investigados por esta equipa são 12, mas esta unidade tem igualmente a competência de relacionar esta lista de crimes com outros investigados no DIAP e que se mostrem conexos com a violência, "tal como o tráfico de droga, o homicídio e a posse de armas".
Na passada sexta-feira, e depois da onda de crime violento que se registou no mês de Agosto, o PGR decidiu criar quatro unidades especiais de combate ao crime violento, a funcionarem nos Departamentos de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Porto, Évora e Coimbra, presididas por magistrados do Ministério Público para melhor articulação com os órgãos de polícia criminal.
Posteriormente, a recolha e tratamento de informações seria feita por magistrados especializados no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, dirigido pela procuradora Cândida Almeida.
A Unidade de Lisboa está sedeada na 11.ª secção do DIAP de Lisboa, na Avenida Casal Ribeiro.

TAP entra na guerra de preços com 'low cost'

Aviação.
Ryanair lança campanha para viagens a um euroCompanhia promete preços 'imbatíveis' para qualquer destino europeuA TAP apresenta hoje a maior campanha de vendas para a Europa jamais realizada em Portugal. Mas a companhia aérea low cost irlandesa Ryanair antecipou-se e ontem anunciou, no Porto, o lançamento de uma megapromoção para a venda de três milhões de lugares a um euro, com todas as taxas incluídas.
Luís Fernandez, director de marketing da companhia de baixo custo para o mercado ibérico adiantou, durante um encontro com jornalistas no aeroporto Sá Carneiro, que esta campanha "vem provar que a Ryanair substituiu a era das viagens de baixo custo pelo novo período das viagens ao preço mais baixo de sempre" e garantiu que nenhuma outra companhia conseguirá bater o preço proposto pela Ryanair, mas esqueceu-se de referir que existem limitações em determinados períodos.
A TAP diz-se tranquila e promete apresentar uma campanha com "preços imbatíveis". A acção promocional é apresentada hoje por Luiz Mór, administrador da companhia para a área comercial e inscreve-se no novo produto TAP discount, lançado em Junho, vocacionado para oferecer viagens nos aviões da companhia a preços low cost para determinados destinos.
Fonte da TAP disse ao DN que a promoção é feita para qualquer destino dentro da Europa a partir de Portugal. Sobre as tarifas escusou-se a revelar os valores, mas a concorrência entre a companhia aérea regular portuguesa e as companhias low cost está aberta. Fernando Pinto, presidente da TAP, já tinha avisado que a "vida fácil" das companhias aéreas de baixo custo no mercado português "tinha os dias contados".
Luís Fernandez advertiu que, face aos altos preços dos combustíveis , a campanha não se vai manter "por muito tempo". A situação do mercado, refere, "não está boa, não só em Portugal, mas em toda a Europa. E explica os baixos preços praticados pela Ryanair, e que são comuns à maioria das companhias aéreas de baixo custo, com o facto de "não suportar despesas com transfers, porque as tripulações dormem em casa e não em hotéis", como é o caso das companhias regulares.
No site da companhia irlandesa pode-se confirmar a megapromoção de três milhões de lugares a um euro, com todas as taxas incluídas... com algumas restrições, sobretudo nas ligações entre o Reino Unido e a Irlanda em determinadas datas. As reservas podem ser feitas entre os dias 14 e 23 deste mês.
As viagens têm de se realizar obrigatoriamente entre o dia 24 deste mês e 28 de Março do próximo ano.As viagens em determinados dias da semana, como sejam as segundas--feiras, quintas-feiras e os domingos, estão sujeitas a uma avaliação por parte da Ryanair.
Em Portugal, a companhia aérea irlandesa opera a partir do Porto para 14 destinos na Europa.

MP volta a acusar Valentim do crime de prevaricação

Justiça.
Presidente da Câmara de Gondomar foi notificado ontem pelos serviços do Ministério Público de que é arguido num caso de alegado favorecimento numa obra de um complexo desportivo, acusado de prevaricação e falsificação de documento.
Também o seu vice-presidente responderá em tribunal Major arrisca nova condenação de perda de mandato Valentim Loureiro vai voltar a sentar-se no banco dos réus, acusado da autoria de um crime de prevaricação de titular de cargo político e de um crime doloso de falsificação de documento autêntico, também como titular de cargo político e no exercício de funções.
Depois de ter sido condenado no âmbito do processo "Apito Dourado", o autarca regressa ao Tribunal de Gondomar para responder no caso de alegado favorecimento num concurso para a construção de bancadas do Complexo Desportivo de Rio Tinto.
Os factos remontam ao período entre 2000 e 2002 e a acusação, deduzida pelo procurador do Ministério Público (MP) Carlos Teixeira - o mesmo do "Apito Dourado" -, com data de segunda-feira, dia 8, ainda não era conhecida do advogado de defesa do major, Amílcar Fernandes. "Sei que o presidente foi hoje [ontem] notificado, mas ainda não falei com ele sobre o assunto", disse ao DN.Também o número dois do executivo, José Luís Oliveira, é acusado de um crime doloso de prevaricação de titular de cargo político, mas, ao contrário do major, como cúmplice e não como autor.
Vai também responder, tal como Valentim Loureiro, por um crime de falsificação de documento autêntico como titular de cargo político e no exercício de funções.O advogado de defesa de José Luís Oliveira confirmou ao DN ter recebido ontem a notificação enviada pelos serviços do MP de Gondomar, mas escusou-se a tecer qualquer comentário. "Ainda não tive tempo de estudar a acusação, só depois me pronunciarei", disse Artur Marques.Além do presidente e do vice-presidente do executivo gondomarense, que deverão ser acusados ainda esta semana num outro caso mediático, o MP deduziu também acusação a quatro funcionários da autarquia.
José Leonel Ramos, do Departamento de Obras da câmara, e o desenhador Joaquim Paulo Ferreira de Castro são acusados de um crime de prevaricação de titular de cargo político como cúmplices e de dois de falsificação de documento autêntico por funcionário no exercício de funções como co-autores.
José Leonel Ramos é ainda acusado de um crime de falsificação de documento autêntico por funcionário de cargo político no exercício de funções, como cúmplice de José Luís Oliveira.A secretária do número dois do executivo, Maria do Rosário Soares da Silva, e a chefe de repartição da Câmara de Gondomar, Maria Manuela Ferreira Bessa, vão ambas responder por um crime de prevaricação de titular de cargo político e outro de falsificação de documento autêntico por funcionário em exercício de funções como co-autoras.
Neste processo, o MP acusa ainda Gaspar da Silva Ferreira, administrador da Ferreira Construções , SA. Este responsável vai responder, como cúmplice, pelos crimes de prevaricação e de falsificação de documento como titular de cargo político.

Portugal 2 Dianamarca 3

mercredi 10 septembre 2008

Em 200 arguidos só um foi preso

Julgamento. Tribunal de Sintra aplicou apenas uma prisão efectiva. Em causa esteve a importação ilegal de álcool de França A leitura do acórdão de mais de 1800 páginas começou na segunda-feira. Mas para um mega-julgamento, que colocou no banco dos arguidos 200 acusados pelos crimes de associação criminosa, evasão fiscal e homicídio qualificado, sete horas não chegaram. E assim, só ontem, a decisão foi integralmente conhecida.
E em dois anos de julgamento, só um dos 200 arguidos acabou ontem por ver decretada a prisão efectiva. E os cinco arguidos acusados de homicídio qualificado na forma de dolo eventual foram todos absolvidos.

A juíza-presidente do colectivo, Maria Amélia Lopes da Silva, afirmou na leitura do acórdão que o tribunal entendeu "não se terem provado factos suficientes" que permitam estabelecer a ligação directa entre as mortes ocorridas na Noruega pela ingestão de álcool misturado com metanol e o facto de os arguidos terem importado álcool de França sem pagar impostos.

Já o arguido condenado por fraude fiscal e introdução fraudulenta no consumo recebeu pena de prisão efectiva porque "o tribunal não teve qualquer hipótese de aplicar pena suspensa dados os antecedentes", referiu a juíza-presidente do colectivo, Maria Amélia Lopes da Silva.

Na maior parte das sentenças, o tribunal optou pela suspensão da pena, uma vez que "o julgamento foi muito longo, a Justiça deve ser rápida e as penas efectivas perdem eficácia quando passa tanto tempo entre a prática do crime e a decisão final", afirmou a juíza.

O colectivo absolveu todos os arguidos acusados de branqueamento de capitais, por considerar que este crime foi praticado para "esconder práticas ilícitas", tornando difícil rastrear o dinheiro envolvido. No total, o colectivo emitiu 60 condenações, 50 das quais com pena suspensa e dez apenas coimas. Em causa estão os crimes de fraude fiscal, falsificação de documentos autênticos, introdução fraudulenta no consumo e detenção de arma proibida.

O maior julgamento já realizado em Portugal durou dois anos e levou a tribunal arguidos acusados de envolvimento na importação ilegal de álcool de França destinado à produção de bebidas alcoólicas, que terá provocado a morte a várias pessoas na Noruega devido à ingestão de metanol, um álcool tóxico. - com LUSA

Benfica denuncia agressão

Sumaríssimo: Pontapé de Cristian Rodríguez a Nuno Gomes
O Benfica denunciou ontem uma agressão de Cristian Rodríguez (FC Porto) a Nuno Gomes no decorrer do clássico do Estádio da Luz, a 30 de Agosto, em jogo da 2ª jornada do campeonato (empate 1-1) e pretende que a Comissão Disciplinar da Liga instaure um processo sumaríssimo ao extremo portista.

Recorrendo a imagens de vídeo do próprio clube, os encarnados reprovam o comportamento anti-desportivo do jogador uruguaio esperando que, tal como sucedeu com Luisão – proposta de castigo de dois jogos por cotovelada a Sapunaru no mesmo jogo –, a Comissão Disciplinar da Liga "aja em conformidade".

As imagens da alegada agressão não foram emitidas pela Sport TV – estação que transmitiu o encontro em directo –, como se verificou no caso que deu origem ao sumaríssimo ao central brasileiro, mas foram captadas por uma câmara do clube associada ao programa LORD (Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo), colocada em todos os jogos da equipa junto à tribuna de imprensa e que foram transmitidas na segunda-feira à noite no programa da SIC ‘O Dia Seguinte’. João Gabriel, director de comunicação do Benfica, anunciou ontem que o clube "vai aguardar por uma reacção da Comissão de Disciplina antes de avançar com outros procedimentos". "Quero acreditar que o assunto esteja na agenda da próxima reunião da Comissão de Disciplina da Liga. Espero que a Liga actue, se a Liga não actuar, o Benfica saberá reagir", admitiu.

João Gabriel considera ser "difícil de acreditar que as 26 câmaras da Sport TV, não tenham captado uma situação que durou vários segundos". "O CD da Liga não pode ficar dependente do critério editorial da realização da Sport TV", concluiu o dirigente.

Caso se confirme a suspensão, o jogador uruguaio poderá falhar a partida com o Sporting, dia 5 de Outubro, a contar para a 5ª jornada da Liga.

APONTAMENTOS
URRETA CONFIANTE
O extremo uruguaio Jonathan Urretaviscaya mostrou-se ontem confiante na evolução da equipa após dois empates no arranque da Liga. "Estamos a trabalhar bem e vamos continuar a fazê-lo da mesma forma", disse o jovem de 18 anos.

DAVID LUIZ NO GINÁSIO
O central David Luiz continua afastado da competição, a contas com dores musculares e ontem evoluiu no ginásio nas duas sessões de treino realizadas pelos encarnados.

AIMAR COM BOLA
Pablo Aimar subiu ontem ao relvado fazendo alguns exercícios com bola. O camaronês Binya regressou ao trabalho depois de representar a selecção do seu país.
MOZER JÚNIOR NO TREINO

Daniel Mozer, filho do antigo central do Benfica Carlos Mozer, foi ontem um dos oito jovens presentes na sessão de treino orientada por Quique Flores.

Novos imigrantes sobem 50%

No ano de 2006 Portugal registou em 2006 um aumento de quase 50 por cento de novos imigrantes legais, mas o crescimento efectivo não chegou às três mil pessoas, devido à partida de milhares.

De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado esta quarta-feira, Portugal está entre os países que registaram um maior aumento de novos imigrantes, em termos proporcionais, a para da Dinamarca, Irlanda, Suécia. A maioria dos estrangeiros viaja agora para o nosso país para se reunir com os familiares já instalados e não para procurar trabalho.


No total, em 2006, mais de 42 mil estrangeiros viajaram para Portugal, mas, contabilizando também as saídas, o saldo fica apenas pelo aumento de cerca de 2.800 pessoas.

O Brasil é o país mais representado nas chegadas, com 25 por cento dos imigrantes. Ucrânia, Cabo Verde e Modávia seguem na tabela de nacionalidades mais representadas.

Em sentido contrário, as comunidades angolana, britânica e moçambicana foram as únicas que registaram uma diminuição no número de cidadãos a viver em Portugal entre 2005 e 2006.

Em termos totais, há dois anos viviam legalmente em Portugal cerca de 435 mil imigrantes, dos quais 73 mil eram de nacionalidade brasileira, 68 mil cidadãos cabo-verdianos e quase 42 mil pessoas de origem ucraniana.

Portugal: Castelo Branco Furtadas imagens, material de som e caixa de esmolas

Capelas assaltadas em Castelo BrancoTrês capelas e uma igreja foram assaltadas, nos últimos dias, nos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova. A investigação está a cargo da GNR, que não afasta a possibilidade de interligação entre os diversos furtos.

Na capela de S. Pedro Vir-a-Corça, em Monsanto (Idanha-a-Nova), os assaltantes furtaram uma imagem de S. Pedro, enquanto que nas capelas de Senhora do Loreto, em Idanha-a-Nova, levaram algum material de som.

Na capela do Almortão, localizada no mesmo concelho, os prevaricadores levaram a caixa de esmolas, que se encontrava praticamente vazia, caso semelhante ocorrido na Igreja de Cebolais de Cima, em Castelo Branco, cuja caixa de esmolas também foi assaltada.

mardi 9 septembre 2008

Portugal, Benfica :Aguias queixam-se de Rodríguez à Liga

LANCE COM NUNO GOMES NO CLÁSSICO
O clássico continua na ordem da dia. O Benfica veio hoje exigir que a Liga tome uma posição sobre as provocações e agressão de Rodríguez a Nuno Gomes. Em causa estão imagens de um vídeo conhecidas ontem no programa da SIC Notícias, "O Dia Seguinte"."Quero acreditar que o assunto já esteja na agenda da próxima reunião da Comissão Disciplinar. Face do que ontem foi visto, o Benfica espera que a Liga actue. Se não o fizer, o Benfica saberá como deve agir", disse João Gabriel. O director de comunicação do Benfica lembrou ainda que, se "a CD da LPFP age em função de imagens televisivas, fica sempre refém do critério editorial do realizador e operadores televisivos que estejam a cobrir o jogo". O Benfica estranha que "com 26 câmaras no estádio, não ter existido uma única imagem de uma situação que durou largos segundos, ao contrário da situação que envolveu Luisão, repetida várias vezes". Recorde-se que a Liga instaurou um processo sumaríssimo ao Luisão, propondo dois jogos de suspensão.Segundo a CD da Liga, Luisão terá atingido Sapunaru com o cotovelo, num lance verificado aos três minutos de jogo, "colocando em risco a integridade física" do romeno, numa altura em que não havia disputa de bola e numa acção que escapou à equipa de arbitragem. "Este lance não foi observado pela equipa de arbitragem, em especial pelo árbitro principal e pelo árbitro assistente, em razão do aglomerado de jogadores que se concentravam na área do Benfica. Tal resulta do visionamento das imagens televisivas e das declarações prestadas pelos elementos da equipa de arbitragem junto da Comissão Disciplinar", pôde ler-se no comunicado difundido pela CD.


Portugal, Loures Detido homem que abusou sexualmente de menor

Um homem de 41 anos, que alegadamente abusou sexualmente de uma menor de 12 anos, em Loures, foi detido pela Polícia Judiciária.
Segundo a PJ, a vítima "era desconhecida do detido, foi aliciada por ele a dar uma volta de carro a troco de alguns presentes e acabou por ser molestada sexualmente".
Os factos, ocorridos em meados de Agosto, foram denunciados pelo pai da vítima. O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coacção.

Portugal; Agressões aumentam 40% junto das escolas

Os crimes de ofensa à integridade física no exterior das escolas aumentaram 40% no último ano lectivo, ultrapassando os roubos e furtos. Contabilizadas todas as ocorrências, só a PSP registou cerca de três mil crimes.
Ao contrário da tendência dos últimos seis anos, "as agressões transformaram-se no crime com mais peso estatístico, registando um aumento de 40 por cento, que vão desde o empurrão até agressões em que as vítimas tiveram de receber tratamento hospitalar", disse à Agência Lusa o subintendente Luís Elias.
Por outro lado, acrescentou, "os roubos no perímetro exterior das escolas diminuíram 17 por cento e os furtos estabilizaram".
As zonas do país mais problemáticas são a Área Metropolitana de Lisboa, com 40 por cento dos ilícitos criminais registados junto das escolas, a Área Metropolitana do Porto, com 24 por cento, e Setúbal, com 6 por cento, discriminou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em todo o país, são 328 os agentes da PSP ao serviço do programa "Escola Segura", que, durante o período escolar, tentam manter a calma nos arredores de mais de três mil estabelecimentos de ensino. Nas escolas mais problemáticas, têm instruções para sair do carro e falar com os responsáveis da escola. Nas outras, muitas vezes, basta passar.
O subintendente Luís Elias sublinha que, na globalidade, "as ocorrências registadas pela PSP não aumentaram entre 2006/2007 e 2007/2008", atribuindo este facto ao trabalho das equipas do programa "Escola Segura", criado numa parceria entre os Ministérios da Administração Interna e da Educação e que envolve tanto a PSP como a GNR.
Num país com mais de um milhão e meio de alunos, os crimes registados permitem ao subintendente afirmar que "há um nível de segurança bastante bom, apesar de existirem fenómenos pontuais". No passado ano lectivo registaram-se cerca de 3.000: um em cada três dizia respeito a crimes de ofensa à integridade física.
"A diminuição de roubos aumentou o sentimento de segurança nos membros da comunidade escolar", garantiu o subintendente, lembrando que nestes crimes são "muitas vezes usadas armas brancas, sendo raro o uso de armas de fogo".
Luís Elias aconselha os mais novos a não usar de forma "ostensiva" os telemóveis de última geração, os Ipod, MP3 e até os ténis de marca. Na discrição pode estar a diferença entre ser ou não a vítima. Certo é que são os alunos mais novos, que fazem o percurso casa-escola sozinhos, e que optam por zonas pouco iluminadas ou abandonadas, que se transformam nas presas fáceis para quem precisa de arranjar algum dinheiro rápido.
De acordo com as informações recolhidas pela Polícia, os agredidos são pré-adolescentes entre os 8 e os 14 anos e os agressores são jovens entre os 13 e os 19 anos. Normalmente, as vítimas são estudantes e os agressores ex-alunos, que abandonaram o ensino antes do tempo e que se aproximam da escola "porque têm lá amigos ou vizinhos".
Mas há também jovens que desempenham simultaneamente os dois papéis, sendo vítimas dos mais velhos e agressores dos mais novos. "São crianças com um perfil agressivo-passivo que não conseguem lidar com o facto de serem agredidos, porque se sentem rebaixados e humilhados. Por isso, tornam-se também agressores, como forma de aumentar a sua auto-estima", explicou à Lusa a psicóloga Joana do Carmo, da Associação Nacional de Professores (ANP).
No passado ano lectivo, a ANP manteve durante um mês uma linha de apoio a pais e alunos. Nos 22 dias úteis em que esteve a funcionar chegaram 19 pedidos de ajuda. A maioria eram casos de 'bulling' - crianças vítimas continuadas de agressões físicas ou verbais.
A psicóloga Joana do Carmo alerta para a importância de uma intervenção precoce junto destas crianças, caso contrário os traumas prolongam-se até à vida adulta. Jovens com uma auto-estima muito baixa que não aprendem a lidar com os problemas, nem a fazer amigos, podem "ter dificuldades de adaptação quando chegam ao local de trabalho, transformando-se em profissionais queixosos que nunca estão bem".
Apesar da exposição mediática, "o 'bulling' nas escolas tem vindo a diminuir nos últimos anos", garantiu à Lusa Gina Tomé, investigadora da equipa do Aventura Social e Saúde, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, que desde 1998 realiza de quatro em quatro anos um estudo sobre "Violência nas Escolas: Vítimas, Provocadores e Outros".
JN

Portugal, Alunos chumbam menos mas não sabem mais

As taxas de retenção nos ensinos básico e secundário baixaram, mas especialistas duvidam que os alunos saibam mais. Chumbar é tarefa cada vez mais difícil para os professores, numa escola que dizem ser pouco interessante e exigente.
"A carga burocrática quando se pretende reter um aluno, sobretudo no ensino básico, é muito grande e maior do que era há uns anos atrás. Não nos atirem areia para os olhos porque estes resultados não significam uma melhoria real das aprendizagens", assegura o presidente da Associação de Professores de Português (APP), Paulo Feytor Pinto.
Em declarações à Lusa, também o director do Centro de Investigação em Educação (CIED) da Universidade do Minho, José Pacheco, refere que a descida do insucesso escolar tem sido operada, nos últimos anos, por mudanças ao nível da avaliação, tendo-se transformado o chumbo de um aluno "num processo complexo e burocrático" para os docentes.
"As elevadas taxas de retenção que se registavam há uns anos atrás eram incomportáveis para qualquer Governo, por causa da comparação dos resultados a nível internacional. Agora reter um aluno é um processo difícil, o que faz com que, estatisticamente, haja uma diminuição significativa dos chumbos. Só resta saber até que ponto isso corresponde a uma melhoria das aprendizagens", afirma o investigador.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, a taxa de chumbos no ensino básico e secundário atingiu este ano o valor mais baixo da última década, com a maior diminuição a registar-se no terceiro ciclo.
JN

Portugal, Braga: Seis horas a resgatar vítimas de derrocada

Acidente. Três trabalhadores morreram quando o prédio onde trabalhavam desabou ontem em Braga. Foi por sorte que quatro colegas escaparam ilesos. Os edifícios na zona são muito antigos e "podem ruir como um castelo de cartas"Desabamento de parede de prédio vizinho causou acidente Carlos Correia, 36 anos, foi o único dos quatro trabalhadores que se salvou ontem da derrocada de um prédio no centro de Braga. Telefonou logo à mãe a dizer que estava bem. "O meu filho estava a trabalhar lá dentro quando aconteceu a derrocada e calhou de safar-se. Os outros, coitados, estão lá em baixo", disse, com alívio, Aurora Soares, mãe do operário de S. Martinho de Gandra, Ponte de Lima. Os outros três operários da construção civil morreram, soterrados, em Braga, vítimas, segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), "do desabamento de uma parede do prédio adjacente" ao edifico onde procediam a obras de recuperação. Os trabalhos de resgate das vítimas entre os escombros duraram cerca de seis horas. Um quarto trabalhador conseguiu sair ileso enquanto o encarregado da obra teve de receber assistência hospitalar por estar em estado de choque. A ACT suspendeu a obra e está a averiguar as causas.O acidente ocorreu por volta das 13.40, quando um prédio devoluto contíguo ao edifício, onde os operários trabalhavam, na Rua dos Chãos, terá desabado sobre esse mesmo imóvel. Na altura, sete operários da empresa José Cândido Martins Armada e Filhos, de Ponte de Lima, procediam a obras de recuperação, mas três deles estavam no exterior. Outros três trabalhadores - José Veríssimo, Agostinho Armada e Manuel Ribeiro Pontes, todos de Ponte de Lima - ficaram presos nos escombros e foram sendo resgatados sem vida ao longo de toda a tarde. O primeiro foi resgatado depois das 15.00, tendo sido a segunda e a terceira vítima depois das 19.00 e perto das 20.00, respectivamente. A rua foi fechada à circulação do trânsito perante a curiosidade de centenas de pessoas, prevendo-se que seja hoje reaberta. "Às 13.45 fui à montra da pastelaria e ouvi um estrondo. Espreitei e vi uma fumaceira.", contou Valdemar Apresentação, funcionário de café nas imediações". Foi "um dos primeiros a chegar ao local" e viu um homem "aos berros a dizer: «Ai que desgraça. Estão ali os meus homens»". Depois, contou: "Vi uma muralha de destroços". Uma segunda derrocada ao início da tarde levou a polícia a alargar ainda mais o perímetro de segurança. O fumo era bem visível. Uma mulher, construtora civil, disse que as construções naquela rua "é só saibro e um castelo de cartas pronto a desmoronar".Segundo o governador Civil de Braga, Fernando Moniz, foram realizados "trabalhos de consolidação do edifício adjacente que consistem na colocação de uma plataforma para sustentar as fachadas". O objectivo era evitar uma outra derrocada e, por isso, foram fechadas as lojas e retiradas duas mulheres de um prédio contíguo que foram realojadas.O secretário de Estado da Protecção Civil disse "ainda é prematuro" tirar conclusões sobre as causas da derrocada. José Medeiros adiantou que as famílias das vítimas estão a ser acompanhadas pela emergência social, pelo INEM e pelos serviços sociais municipais. Mas a ACT, que está averiguar as causas, avançou: "O desabamento de uma parede do prédio adjacente ao local em recuperação foi a causa imediata, desconhecendo-se ainda as razões do desmoronamento".Para o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, "se calhar não houve o devido cuidado com o prédio que estava ao lado". Ao todo, 64 bombeiros de Braga, de Amares, Famalicão, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Taipas e Viatodos, apoiados por 20 viaturas. No terreno estiveram duas equipas cinotécnicas da PSP, uma dos Bombeiros de Famalicão e outra dos Voluntários de Braga.
DN

Portugal, Porto: Imigrante brasileiro esfaqueado até à morte

Suspeitos são também brasileiros e o móbil do crime terá sido dívidasUm brasileiro, de 36 anos, morreu às 00.30 de ontem, num centro comercial de pequenas dimensões, próximo da Praça do Marquês, no Porto. A vítima foi esfaqueada alegadamente por dois compatriotas, que fugiram do local.De acordo com testemunhas do crime, as razões da agressão estarão relacionadas com dívidas. Os dois suspeitos já foram identificados, estando a Polícia Judiciária em campo. Uma investigação facilitada pelo facto de o incidente ter sido presenciado por muitas pessoas, na sua maioria africanos e brasileiros.O Comando da PSP do Porto precisou que o incidente ocorreu à porta de um café localizado na Rua de Santa Catarina, frente à Casa de Saúde de Santa Catarina. A polícia seria alertada pouco depois, mas, quando os agentes chegaram ao local, "a vítima já se encontrava na Rua das 12 Casas, contígua à Rua de Santa Catarina". A PSP informou, também, que o corpo da vítima teria sido transportado para ali por amigos, em busca de socorro. O homem apresentava um ferimento no peito, "aparentemente causado por arma branca", sublinhou, igualmente, a PSP.Na Rua de 12 Casas uma equipa do INEM ainda prestou assistência à vítima, mas os esforços médicos acabariam por não surtir efeito e o brasileiro, residente na Maia, morreu no passeio. Após ter sido declarado o óbito, o cadáver só seria removido pelas 03.00, após a PJ ter estado no local a recolher vestígios.A vítima e os seus agressores conheciam-se. A polícia referiu que, junto com o agredido, estavam mais pessoas, que seriam familiares, fornecendo, de imediato, dados sobre a identidade dos suspeitos. A arma do crime, porém, não foi encontrada.A galeria comercial onde aconteceu o crime faz a ligação entre as ruas de Santa Catarina e a de 12 Casas. No centro, o Café Korá, com música ambiente e "especialidades africanas", para além de caipirinhas. Sobranceira ao estabelecimento onde, segundo disseram ao DN alguns comerciantes, começou a rixa, ondula uma bandeira brasileira, com a máxima "Ordem e Progresso". Ontem estava fechado, devido ao "descanso semanal".Na mesma galeria funcionam vários estabelecimentos, tal como um cabeleireiro unissexo, "afro-europeu, american and brazilian style".
DN

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu