Fichier hébergé par Archive-Host.com

samedi 30 août 2008

Custo da casa quase duplica

A prestação do crédito à habitação de 150 mil euros, a amortizar em 30 anos, sobe para 972 euros no próximo mês. Em Dezembro de 2005, o pagamento do referido empréstimo era de 497 euros. Ou seja: a prestação mensal aumentou 475 euros, quase o dobro, em menos de três anos.
Em Janeiro último, quem contratou o empréstimo habitacional de 150 mil euros, a 30 anos, pagava de prestação 895 euros; no próximo mês, serão 972 euros (aumento de 77 euros).
As mencionadas simulações incluem encargos bancários de meio por cento. Encargos esses que podem crescer um por cento, ou mais, em algumas instituições financeiras. Devido à crise do crédito hipotecário de alto risco e à subida do crédito malparado, que atingiu, em Portugal, o valor recorde de 2.609 milhões de euros em Junho de 2008, mais 21 por cento do que no mesmo mês do ano passado, os bancos têm aumentado as exigências na concessão de empréstimos, tanto para a aquisição de casa, como de bens de consumo, entre os quais automóveis.
Em Março deste ano, vários especialistas contactados pelo Correio da Manhã previam a taxa de juro euribor a seis meses a subir para cinco por cento até ao fim do ano, mas ultrapassou tal fasquia muito antes.
A euribor a seis meses é fixada nos financiamentos que os bancos fazem entre si para depois emprestar a entidades particulares e empresariais.
TAXA DE JURO
A taxa de juro euribor a seis meses, a mais utilizada no crédito à habitação em Portugal, manteve-se nos 5,17 por cento nos dois últimos dias, o valor mais alto desde 2001.
Em Dezembro de 2005, a euribor a seis meses era de 2,639 por cento. Desde então, o aumento é de 95,5 por cento, razão pela qual a prestação da habitação comprada a crédito subiu quase o dobro em menos de três anos.
Em Setembro do ano passado, a mencionada taxa de juro fixava-se nos 4,751 por cento (progressão de quase nove por cento até agora).

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu