Fichier hébergé par Archive-Host.com

samedi 23 août 2008

Nelson Évora vale 15 milhões

No momento em que caiu na caixa da areia a 17,67 metros de distância da primeira chamada do seu triplo salto, não foi só o ouro que Nélson Évora conquistou. O valor da sua imagem disparou instantaneamente. Agora, é só esperar pelos convites
A medalha de ouro conquistada por Nélson Évora, há dois dias, em Pequim vale muito mais do que os 30 mil euros que o Comité Olímpico Português lhe vai pagar. A notoriedade que o atleta português ganhou com a sua conquista vai tornar a sua imagem apetecível para as principais marcas portuguesas, na promoção dos seus produtos. E essa notoriedade é quantificável. De acordo com critérios baseados na exposição mediática dos desportistas, o potencial publicitário de Nélson Évora já pode ser fixado num valor entre os 10 e 15 milhões de euros. Estes números são avançados por Uriel Oliveira, vice- -presidente da Cision, empresa de estudos de mercado que fez recentemente uma avaliação do retorno potencial da judoca Telma Monteiro para as marcas interessadas em tê--la como promotora da sua imagem. "A Telma, no primeiro semestre de 2007, teve uma valorização de um milhão de euros. No caso do Nélson Évora, o mediatismo de uma medalha de ouro é muito superior. Não fizemos um estudo, mas diria que, em termos gerais, é 10 a 15 vezes mais." Para explorar o potencial máximo - acima do orçamento de 14 milhões do projecto olímpico para Pequim -, Nélson Évora terá de ter uma boa gestão da imagem. Isto é, fazer as escolhas certa. "Ele está no auge da sua notoriedade e esse reconhecimento vai durar muito tempo", acrescentou Uriel Oliveira. Quanto tempo? "É difícil de prever. Veja-se o caso de Francis Obikwelu, cuja notoriedade só caiu nos últimos tempos, quatro anos depois da medalha de prata em Atenas." Por outro lado, temos os casos de "Rosa Mota ou Carlos Lopes, que já duram há décadas". No entanto, os exemplos dos maratonistas são difíceis de repetir devido à actual dispersão de referências e estímulos publicitários, em que o futebol tem uma força esmagadora. A sua imagem é actualmente da responsabilidade da Glam Sport. Contactada pelo DN sport, fonte desta empresa esclareceu que "ainda é muito cedo para falar sobre estas questões", reconhecendo que agora "há uma maior apetência mediática" pelo nome do atleta, cujos únicos patrocínios são da Adidas, Gold Nutrition, Glam Sports e Atleta Digital. Para o director do mestrado de Marketing Desportivo do INDEG/ISCTE, Pedro Dionísio, Nélson Évora pode facilmente associar-se a três tipos de marcas: produtos desportivos, marcas de impacto nacional massificado (grandes empresas) ou marcas sectoriais. "Dada a sua especialidade, dificilmente chegará às grandes marcas internacionais, como Cristiano Ronaldo ou José Mourinho", disse, acrescentando que é mais eficaz "escolher patrocínios ligados aos valores do atleta, como a capacidade de explosão, a velocidade, o salto, etc.".

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu