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lundi 25 août 2008

Serviços: Estudo sobre satisfação no Turismo

Táxis dão uma má imagem do PaísA má qualidade dos serviços prestados pelos táxis em Portugal é um dos principais motivos de insatisfação dos turistas. O estilo de condução, a falta de limpeza dos veículos e as dificuldades de comunicação estão entre a principais queixas, mostra o estudo da Ideiateca consultores, uma empresa portuguesa especialista em avaliação de serviços.
Segundo dados recolhidos entre Abril e Junho de 2008, a que o CM teve acesso, dos vários itens analisados o que revela menor grau de satisfação está relacionado com os táxis, com uma percentagem de apenas 23 por cento.
Os turistas consideram que o serviço prestado pelos motoristas de táxi é, em grande parte dos casos, "pouco profissional", queixando-se sobretudo "do estilo de condução, da limpeza do veículo, da falta de ar condicionado, da falta de cordialidade, da cobrança excessiva e da dificuldade em comunicar".
Ainda assim, os preços baixos, o sentimento de segurança, a gastronomia, os monumentos e "a simpatia geral dos portugueses" são aspectos considerados atractivos por quem visita o País.
Na arte de bem receber, o estudo mostra que a região Norte é a que melhores serviços oferece, tendo uma taxa de satisfação dos clientes na ordem dos 92 por cento, número que diz sobretudo respeito ao sector da hotelaria. Seguem-se-lhe a região de Lisboa, com uma taxa de satisfação de 85 por cento, e a do Algarve, com 75 por cento dos visitantes satisfeitos.
De acordo com o estudo, apesar do elevado investimento das unidades hoteleiras e dos serviços de restauração da região algarvia nas normas de atendimento e de qualidade, as elevadas taxas de ocupação durante os meses de Verão obrigam a uma "maior rotatividade nos quadros" de pessoal e a um maior recurso "a trabalhadores temporários", factores que, no conjunto, podem prejudicar os níveis de satisfação dos turistas.
MAU SERVIÇO PODE AFASTAR NOVOS TURISTAS
Uma imagem vale mais do que mil palavras. O ditado é velho, mas o estudo à qualidade dos serviços prestados aos turistas em Portugal põe em causa a sua validade. De acordo com os dados, 82 por cento dos turistas estrangeiros afirmam que a opinião de amigos ou familiares é determinante na hora de escolher o destino de férias. Na prática, uma má experiência resultante de um atendimento com menos qualidade pode afastar eventuais turistas do País. Além disso, como 65 por cento dos turistas estrangeiros usam o site dos hotéis e agências para fazer reservas, os comentários on-line com más avaliações são outro factor dissuasor.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a hotelaria em Portugal está em queda. No passado mês de Junho o País registou menos hóspedes, dormidas e proveitos do que no mês homólogo de 2007. A taxa de ocupação caiu 1,7 pontos e a receita por quarto disponível baixou 2,8 por cento.

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