Fichier hébergé par Archive-Host.com

samedi 30 août 2008

Espanhóis compram casa em Portugal

Os preços mais baixos levaram cerca de 200 famílias espanholas a comprar uma moradia ou apartamento na cidade de Elvas desde o início da década. Mas foi, sobretudo, nos últimos dois anos que a situação se acentuou. É que durante este período, segundo as imobiliárias da cidade alentejana, o mercado imobiliário espanhol inflacionou quase 100 por cento. Um apartamento com 90 metros quadrados, com mais de uma década de uso, chega a custar 200 mil euros em Badajoz. Uma casa a estrear com um área maior, na ordem dos 120 metros quadrados, custa menos 50 mil euros em Elvas.
As Vilas Aqueduto são um pequeno exemplo daquilo que se passa na cidade alentejana. João Pinheiro, agente imobiliário diz ter vendido, só neste empreendimento, cerca de 70 apartamentos a espanhóis.
A proximidade com os locais de trabalho, os preços mais baixos e uma melhor qualidade na construção das casas são alguns dos motivos que levam ‘nuestros hermanos’, na maioria casais jovens, a mudarem-se para Elvas.
"Os preços das habitações são mais em conta e a qualidade da construção é mais elevada. Foram dois motivos que pesaram na decisão da família", diz Vanessa Dominguez, de 26 anos, ao CM.
Casada e com um filho bebé, mudou-se para a urbanização da Carvalha, na cidade fronteiriça, há pouco mais de um mês. À semelhança do marido, continua a manter o seu trabalho em Badajoz, mas diz já ter saudades da família.
"O que vale é que estamos a escassos minutos de Badajoz. O preço e a curta distância entre as cidades foram factores determinantes na nossa mudança para Portugal", acrescenta.
O bairro onde agora habita é dos mais povoados pelas famílias espanholas. Só no prédio de Vanessa, constituído por seis apartamentos T3, moram mais três famílias espanholas. Tem apenas um vizinho português. Uma das habitações continua à venda.
Mas nem todos os espanhóis compram casas na raia alentejana para morar.
"A maioria vem para residir, mas também há espanhóis que compram como forma de investimento para depois alugar, refere José Teixeira, que se mudou há dois anos para Elvas depois de ter estado grande parte da sua vida emigrado na Suíça.
A morar actualmente na urbanização Vilas Aqueduto, afirma que o mercado imobiliário continuará activo nos próximos anos. "Vão continuar a comprar casas, porque em Espanha o preço está muito inflacionado", acrescenta.
DO MINHO AO ALGARVE
A procura de apartamentos, moradias e terrenos por espanhóis não está só centrada na raia alentejana. Do Minho ao Algarve, o negócio da compra e venda de casas tem vindo a crescer no último ano.
"Não é nenhuma galinha dos ovos de ouro, mas ajuda a mexer um pouco com o mercado", explica um agente imobiliário do Algarve, que prefere o anonimato.
Na região de Valença, no Norte do País, por exemplo, houve quem investisse as poupanças de uma vida para ter a casa de sonho. "Vivemos muitos anos num apartamento arrendado, porque não tínhamos possibilidade de comprar casa, até que num habitual passeio de domingo por esta zona de Portugal encontrámos um terreno a um preço acessível", conta António Gomes, um espanhol de 58 anos que ainda reside na cidade de Porriño, onde é empregado de balcão.
O terreno, situado na freguesia de Cerdal, custou cerca de 30 mil euros.
"Para nós foi um verdadeiro achado, tendo em conta o dinheiro que pedem no nosso país", disse a mulher de António, Maria Gomes, de 60 anos.
COMPARATIVO DOS PREÇOS
Do lado de cá da fronteira, um T3 – o tipo de apartamento mais procurado por famílias portuguesas e espanholas – custa, em média, menos 50 mil euros, tem mais 30% de área, melhores acabamentos e lugar de garagem
Exemplo de um T3
Elvas
Área: 120 m2
Preço: 130 a 150 mil euros
Badajoz
Área: 90m2
Preço: 180 a 200 mil euros
"POUPA-SE MUITO DINHEIRO"
Marta Garcia, natural de Badajoz, faz parte das 200 famílias que compraram casa em Elvas. "Os preços dos apartamentos subiram bastante nos últimos anos em Espanha, nem nas zonas periféricas os preços se assemelham aos de cá", salienta. Esta mulher, que trabalha em Badajoz, diz que a opção de morar em Portugal foi bastante difícil, mas compensadora. "Poupa-se muito dinheiro em Portugal."
CONSTRUTORES TÊM MAIS TRABALHO
A procura de casas pelos espanhóis tem dado trabalho a muitos portugueses nas diversas áreas da construção civil. Hugo Rosa, sócio da empresa elvense Águas D’Aboim, ligada à instalação de painéis solares e canalizações, não tem tido mãos a medir nos últimos meses. "Graças a Deus, não tem faltado trabalho. Se não fossem os espanhóis, a minha vida estava mais difícil", refere este canalizador, de 30 anos. Adianta que Vilas Aqueduto continuam em expansão, com a construção de outro bloco de apartamentos. "Mais espanhóis virão, certamente."
"É UM PAÍS MAIS SEGURO"
"Portugal é um País mais seguro." Este é apenas um dos argumentos de Marta Martinez, 37 anos, para justificar porque faz diariamente 20 a 30 quilómetros para ir trabalhar. Natural de Málaga, esta espanhola que comprou casa em Castro Marim – a poucos quilómetros da fronteira – ia mudar-se para Ayamonte em Dezembro. "Andei a ver em Espanha e era tudo muito caro. Mesmo um apartamento pequeno", conta, com a filha, de ano e quatro meses ao colo. Optou, então, por procurar em Portugal. "Com o dinheiro que pagámos, só conseguíamos um pequeno apartamento. Aqui, até a construção nos parece melhor."
IMOBILIÁRIAS QUEIXAM-SE DE ILEGALIDADES
Luís Rodrigues, vendedor da agência imobiliária Elvense, vê com bons olhos a compra de casas por famílias espanholas. Não gosta, porém, do tipo de negócio que as agências imobiliárias espanholas fazem em Elvas. "Existe um grande problema que ninguém parece querer ver. Enquanto imobiliários, somos obrigados a fazer formação e ter um alvará para as empresas poderem funcionar. Eles não têm nada disso. Nem sequer têm número de contribuinte e não fazem descontos em Portugal. É tudo ilegal", denuncia.
"FAZEM MUITO BOA VIZINHANÇA"
Carlos Garrido vive com a família há cerca de um ano na urbanização da Carvalha, em Elvas. No prédio onde mora, constituído por seis apartamentos T3, vivem três famílias espanholas. "Não temos qualquer queixa porque fazem muito boa vizinhança", disse. Também Manuel Sousa, que mora em outro bloco de apartamentos da mesma urbanização há três anos e tem por vizinhos duas famílias espanholas, está satisfeito. "Cumprimentam na rua e estão quase sempre bem-dispostos", acrescenta.
"COMPRAM COMO RESERVA" (Nuno Mocinha, vice-pres. da Câmara de Elvas, com o pelouro do Urbanismo)
Correio da Manhã – Quantas famílias espanholas existem em Elvas?
Nuno Mocinha – Não sabemos ao certo, mas deve chegar às duas centenas, ou seja, cerca de 500 novos residentes a juntar aos 18 mil da cidade. Temos sentido um crescimento populacional assinalável no último ano. Surgiram novas urbanizações e, em algumas, o índice de ocupação de famílias espanholas chega aos 60 por cento.
– A que se deve este aumento?
– São várias as razões. A qualidade e o nosso estilo de construção, a aplicação de melhores materiais e a maior área de habitabilidade são factores que pesam na decisão. Mas é o preço, a proximidade com Badajoz e as excelentes vias de acesso, através de auto-estrada gratuita, que levam os espanhóis a preferir Elvas. Muitos consideram que é mais rápido chegar à nossa cidade do que atravessar Badajoz para ir trabalhar.
– É positivo para a construção?
– O mercado imobiliário parou em Espanha. Aqui existe um conjunto de novas urbanizações que tem tido muita procura. Tem dado trabalho a muita gente.
– Há bons investimentos?
– Há quem tenha comprado duas ou três casas como reserva de valor.
– Elvas tem condições para receber todas estas famílias?
– Elvas tem actualmente um conjunto de infra-estruturas agradáveis e que proporcionam uma melhor qualidade de vida. Jardins, parque desportivo, piscina e coliseu são apenas algumas das atracções da cidade. Além disso, temos a restauração, que ao longo dos últimos anos tem sido bastante apreciada pelos espanhóis.
EXIGIDO RESPONSÁVEL FISCAL
O processo de compra de casa em Portugal é semelhante tanto para portugueses como para espanhóis, mesmo nos passos burocráticos e económicos. Os compradores do outro lado da fronteira precisam apenas de ter um Número de Identificação Fiscal português. Quando chegam ao balcão de um banco, os empréstimos acabam mesmo por ser facilitados, tendo em conta os seus rendimentos mais elevados. "Tratamo--los de maneira igual, mas ultimamente as Finanças têm pedido que apresentem um responsável fiscal. Vêm para investir no nosso país e ainda lhe metem entraves", refere Luís Rodrigues, imobiliário, que embora resida em Elvas tem outra casa em Badajoz. "Quando comprei casa em Espanha não me pediram nada disso. Com certeza que acabam por ficar com um pé atrás, embora continuem a comprar", afirma.
LAZER
Os espaços de lazer aliados a estes empreendimentos são factores importantes na compra das casas. Espaços verdes, parques infantis e espaços comerciais são uma constante.
TRABALHO
Os novos residentes das zonas raianas de Portugal pretendem continuar a trabalhar em Espanha devido às melhores condições salariais oferecidas pela sua economia de origem.
SAÚDE
É outro dos sectores de que os espanhóis não abdicam. Dizem que conseguem melhores condições de atendimento e rapidez na marcação de consultas de várias especialidades.
NOTAS
DORMITÓRIOS
Os espanhóis que compraram casa em Elvas utilizam-na como dormitório, uma vez que todos trabalham em Espanha.
COMPRA
As dificuldades em comprar casa são iguais em Portugal e Espanha. Os bancos estão mais exigentes nas avaliações e na atribuição de empréstimos.
VENDAS CAEM
O volume de venda de casas novas em Espanha caiu 16,1% no último ano, enquanto que o de vendas de casas em segunda mão desceu 38,9%.
MOTIVOS: MAIS SEGURANÇA
Para além dos motivos económicos, a questão da segurança também pesa na decisão dos espanhóis, que mudam a sua área de residência para Portugal.
SAÚDE: INTERCÂMBIO
É no sector da Saúde que é mais visível a presença de espanhóis em Portugal. Ao invés, há estudantes nacionais a ir para Espanha por ser mais fácil entrar para o curso de Medicina.
INFANTÁRIOS: IDIOMA
Face ao acréscimo de residentes espanhóis, a Câmara de Elvas quer que nos infantários possa haver educadores a falar castelhano para receber em melhores condições as suas crianças.
MUDANÇA: FAMÍLIA CORREA
A família Correa faz a mudança para a casa nova de Elvas aos fins-de-semana. Serão dos próximos a habitar numa vivenda duplex na urbanização da Carvalha.
COMPRAS: MERCEARIA
Na generalidade, as famílias espanholas continuam a abastecer-se em Espanha. Apenas os produtos essenciais do dia, como o pão, são adquiridos em Portugal.
GALEGOS: VIDA NO MINHO
O casal Gomes, de Porriño, na Galiza, acredita que a vida familiar vai mudar significativamente quando passar a morar em Valença do Minho.
COMBUSTÍVEIS: DIFERENÇA
Na Galp em Elvas, o gasóleo custa 1,32 euros/litro e a gasolina 1,46. Em Badajoz, na mesma gasolineira, os valores chegam a ser mais baratos até 25 cêntimos por litro, sobretudo na gasolina.
LÍNGUA: ESCOLAS
O ensino do idioma espanhol já ultrapassou a língua francesa enquanto segunda língua estrangeira mais leccionada nas escolas e universidades em Portugal.
SAIBA MAIS
IMPOSTOS
A taxa mais alta de IVA em Espanha fica-se pelos 16%. Em Portugal, esse valor é de 20%.
10,7% São os números mais recentes do desemprego em Espanha, colocando o país vizinho no topo desta tabela entreos Estados-membros da UE.
600 Euros é o valor do salário mínimo em Espanha. Em Portugal, esse valor fica-se pelos 426 euros.
CM

2 commentaires:

AIB FUNDING. a dit…

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

Anonyme a dit…

COMO EU OBTENHO MEU EMPRÉSTIMO DESEJADO COM UM EMPRÉSTIMO CONFIÁVEL E CONFIÁVEL ÚLTIMA SEMANA DA EMPRESA. Email para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com Whatsapp +19292227023 Visite o site deles e acredite em você Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

Olá a todos, Meu nome é Sr. Justin Riley Johnson, sou do Texas, Estados Unidos, estou aqui para testemunhar como recebi meu empréstimo do BENJAMIN FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTOS DE EMPRÉSTIMO (drbenjaminfinance@gmail.com) depois que me inscrevi Duas vezes de vários credores de empréstimo que alegaram ser os credores corretos aqui neste fórum, pensei que seus empréstimos fossem reais e apliquei, mas eles nunca me deram um empréstimo até que um amigo meu me apresentou a {Dr.Benjamin Scarlet Owen} o C.E.O da BENJAMIN LOAN FINANCE que prometeu me ajudar com um empréstimo do meu desejo e ele realmente fez o que ele prometeu sem qualquer demora, nunca pensei lá ainda são credores confiáveis ​​até que eu conheci {Dr.Benjamin Scarlet Owen}, que realmente me ajudou com meu empréstimo e mudou minha vida para o melhorar. Não sei se você também precisa de um empréstimo urgente, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr.Benjamin Scarlet Owen em seu endereço de e-mail: drbenjaminfinance@gmail.com BENJAMIN LOAN FINANCE detém todas as informações sobre como obter dinheiro rapidamente e sem dor via Whatsapp +19292227023 Email: drbenjaminfinance@gmail.com e considere todos os seus problemas financeiros abordado e resolvido. Compartilhe isso para ajudar uma alma agora, obrigado

Visite o site deles e acredite em si mesmo Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu