Fichier hébergé par Archive-Host.com

vendredi 5 septembre 2008

1900 turistas gay enchem a capital

Lisboa já faz parte dos roteiros gay e a prova disso é o desembarque de 1900 turistas homossexuais na capital, que viajam no cruzeiro ‘Celebrity Constellation’.
"É a primeira vez que estamos em Lisboa e achamos que é uma cidade simpática. Queremos visitar Sintra, Cascais e conhecer a noite. Sabemos que há algumas festas por aí... (risos)", diz ao CM Bruce, de 48 anos, um dos efusivos tripulantes homossexuais desta viagem que custa entre 1260 e 9100 euros, por pessoa. "Também contamos ter um jantar a dois", continua o norte--americano, natural do Arizona, casado há um ano com Kevin, de 43 anos. "E, claro, vamos visitar os bares gay aqui da zona (risos)", acrescenta o companheiro.
O casal norte-americano viaja com outro par, Don eMichael, de Miami. "Somos amigos de longa data e queremos divertir-nos em Lisboa", asseguram, divertidos.
Sobre a reacção das pessoas perante a sua escolha sexual, estes turistas não se preocupam. "Ninguém nos incomoda, mas também sabemos que as mentalidades estão a mudar", explica Michael, que foi casado com uma mulher até conhecer o companheiro, Don, com quem quer ter "filhos adoptivos". Apesar de curiosos em relação à ‘movida’ gay em Lisboa, anseiam por chegar a Espanha, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido. "No ano passado estive em Barcelona e adorei. É fantástico que este cruzeiro passe por lá. Eu e o Kevin não gostamos da ideia de ficar em terra, num hotel banal, preferimos andar no mar e estes cruzeiros são excelentes, loucos mesmo", revela Bruce, antes de entrar para um dos vários autocarros que levaram os 1900 homossexuais para os hotéis da cidade. No navio, viajam apenas cerca de cem lésbicas.
De entre as actividades a bordo, destacam-se as piscinas e SPA, serviços de massagens, espectáculos de cabaret e discotecas.
Durante a tarde, os turistas do ‘Barco do Amor’ gay, como é apelidado o cruzeiro do ‘Celebrity Constellation’, dedicaram-se às compras, bem como a tripulação.
O cruzeiro partiu de Harwich (Inglaterra) em 30 de Agosto e zarpa hoje à tarde do Cais de Alcântara, para Cádiz, no sul de Espanha. Seguir-se-á Ibiza, nas ilhas Baleares, e Barcelona, onde os 1900 homossexuais atracam terça-feira.
"CIDADE SEM PRECONCEITOS"
Para Paulo Corte Real, da ILGA Portugal, o facto de Lisboa ter sido eleita como ponto de paragem para este cruzeiro homossexual – o maior que a cidade alguma vez viu – é sinal de evolução. "Lisboa é uma cidade sem preconceitos, ou que se está a tornar assim". Ao reconhecer que Lisboa está "mais atraente" aos olhos dos gays e lésbicas, Paulo Corte Real acrescenta, no entanto, que "Espanha se tornou no destino de eleição", mas acredita que a capital portuguesa tem muito para oferecer a estes turistas. O responsável acrescenta que há muito a fazer no que diz respeito aos direitos dos homossexuais, sobretudo junto dos mais jovens. "A taxa de suicídio na juventude é bastante elevada" e a ILGA está "empenhada" em diminuir os números. No País há cerca de um milhão de gays e lésbicas, garante.
PORMENORES
NORTE-AMERICANOS
A esmagadora maioria dos homossexuais a bordo é de nacionalidade norte-americana.
FESTAS
São constantes as festas a bordo do ‘Barco do Amor’ gay.
MULHERES
As lésbicas estão em minoria neste cruzeiro: um total de cinco por cento viaja a bordo.

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu