Fichier hébergé par Archive-Host.com

mercredi 3 septembre 2008

Algarve: Avó de suspeito de balear turista alemão fala ao CM

“Se for culpado, que pague”"Más companhias" e "uma vida errante, sem paradeiro certo", suportada com a "venda e consumo de chamon [haxixe]", determinaram, para a avó de Nelson Silva, o seu envolvimento na vida do crime. E diz que, "se ele for culpado, que pague". O jovem, de 22 anos, é o presumível autor do disparo que feriu gravemente na cabeça um turista alemão, a 25 de Agosto, na estação da CP de Boliqueime. Foi detido às 17h45 de anteontem, em Olhão, pela Polícia Judiciária, que o identificou logo no dia a seguir ao crime.
O seu cúmplice, de 20 anos, foi igualmente detido em Portimão três horas mais tarde. Outro indivíduo, de 21 anos, capturado com o atirador em Olhão, está detido por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes.
"Tivemos 30 elementos da PJ de Faro e de Portimão em campo, 24 horas por dia, o que nos permitiu referenciar rapidamente quem eram os dois suspeitos", garantiu Guilhermino da Encarnação, director nacional adjunto da PJ, que explicou as dificuldades em localizar os suspeitos "por terem mudado radicalmente o seu ‘modus vivendi’, não voltando a frequentar os lugares habituais".
Os investigadores montaram uma ‘armadilha’ na estação da CP de Olhão, onde sabiam que o atirador se ia encontrar com um presumível traficante, para transacção de um relógio de ouro. "Nove elementos da PJ montaram o cerco", explicou o mesmo responsável. Achegada dos suspeitos em duas motos despoletou a acção. Os inspectores caíram sobre o atirador, imobilizando-o de imediato, sem possibilidade de sacar a arma que tinha e com a qual terá cometido o crime. O outro jovem tentou fugir, mas " foi perseguido, e bastaram dois tiros para o ar para que se entregasse, não sem que antes tivesse oferecido, ao inspector que o apanhou, uma bolsa com 11.000 euros", revelou. Os detidos são hoje presentes a tribunal para aplicação das medidas de coacção.
UMA 'CHUVA' DE FELICITAÇÕES À PJ
Guilhermino da Encarnação confessou ter recebido ontem "um grande número de felicitações pela detenção do presumível atirador do turista alemão". "Além do embaixador da Alemanha, também fui contactado por muitas personalidades, inclusivamente membros do Governo", revelou o director nacional adjunto da PJ de Faro. Num momento delicado para a segurança, Guilhermino da Encarnação considera importante "ter sido dada resposta cabal a um crime", afirmando que o actual Código de Processo Penal "não é um instrumento desajustado e que esta onda de criminalidade irá parar".
CASA DO TIO ESTEVE VIGIADA
A PJ manteve sob vigilância a casa do tio de Nelson Silva no Bairro do Arade, em Ferragudo, onde aquele residia desde há cerca de um mês, tendo ainda falado com a avó, que mora na mesma zona. Agentes da PJ permaneceram no local desde quinta-feira até cerca das 08h00 de sexta, mas o suspeito não apareceu. De facto, segundo o CM apurou junto da vizinhança, apenas terá ido a casa no próprio dia do crime para ir buscar algumas roupas, desaparecendo em seguida.
PORMENORES
ARMA DO CRIME
A arma do crime foi uma pistola semi-automática 7.65 mm. Estava na posse do presumível atirador.
MAIS ARMAMENTO
O jovem, de 21 anos, detido com o atirador em Olhão tinha uma pistola 6.35 mm, um revólver calibre .32 e 11 000 euros.
APREENSÕES
Foram ainda apreendidas munições, droga, telemóveis, relógios, artigos em ouro e duas motorizadas.
LOTARIA
Gunter R., o alemão baleado, ganhou cem mil euros na lotaria há cinco anos. De Hamburgo, estava ainda a gozar esse dinheiro de férias com dois amigos em Lagos. "A cerveja é boa", escreveu à namorada dias antes do crime.
HOSPITAL
O alemão, de 64 anos, está no Hospital de Faro, ventilado e a recuperar de forma lenta da cirurgia à cabeça.
CM

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu