Fichier hébergé par Archive-Host.com

lundi 22 septembre 2008

Guarda : Portugal a saque.....

Ucraniano é suspeito de fornecer armas a gangues
AMADEU ARAÚJO, Viseu
O imigrante ucraniano libertado após ter sido apanhado com armamento é suspeito de estar ligado a assaltos violentos, apurou o DN.
Na aldeia onde vive, em Pinhel, não levantava suspeitas e merecia toda a confiança do patrão. Mas agentes judiciários estão preocupados com a sua libertaçãoPJ investiga a participação em roubos a ourives O ucraniano detido pela Polícia Judiciária em flagrante delito na posse de armas, munições e explosivos "é suspeito de vários assaltos violentos, incluindo a alguns ourives", disse ao DN fonte ligada às investigações. O indivíduo, de 29 anos, trabalha a poucos quilómetros, numa oficina no Alto Leomil, na EN16, que faz a ligação com Espanha, mas já no concelho de Almeida. O actual patrão não tem razão de queixa e tem no ucraniano "um homem de confiança". A PJ investiga "uma eventual participação em assaltos", entre os quais a ourives. "Como operacional ou fornecedor de armas são assuntos que ainda investigamos", explicou fonte policial.Outro pormenor notado pelos investigadores foi a localização do emprego e da residência: "Este tipo de gente não dá nas vistas e leva uma vida calma.

Têm elevada mobilidade e, no caso deste suspeito, está perto de tudo parecendo que vive numa aldeia erma." A investigação da PJ terá começado em finais de 2007 e permitiu deter o imigrante e indiciar outros quatro indivíduos pela prática de "vários assaltos à mão armada, incluindo a ourives". A PJ não descarta a possibilidade de este grupo ter "cometido crimes semelhantes" em Espanha e no Norte do País. "O indivíduo vive e trabalha no Alto Leomil, uma zona privilegiada com um nó de acesso à A25 e a Espanha bem como a todo o nordeste transmontano e zona raiana", adiantou a citada fonte, para quem é crível que "nalguns assaltos o caminho de fuga tenha passado por Espanha, para despistar e, posterior entrada em Portugal através de uma das muitas vias de ligação".Ao suspeito detido, e que aguarda o desenrolar do processo com termo de identidade e residência, foram apreendidos vários detonadores, rastilho, explosivos, armas, munições, equipamento de comunicações e para imobilização de viaturas. A fonte da PJ lembrou que "os explosivos são velas de gelamonite.

Material usado em pedreiras e na construção civil onde o imigrante já trabalhou".A ligação aos assaltos aos ourives ambulantes foi suscitada depois de as autoridades espanholas terem detido em Pontevedra os suspeitos de um assalto a um ourives de Chaves. O primeiro assalto à mão armada aos ourives ambulantes registou-se em 7 de Dezembro de 2007 e visou um ourives da Guarda, que foi surpreendido pelos assaltantes em Celorico Gare quando se dirigia para o mercado de Trancoso.

As investigações prosseguem a cargo da PJ e do Laboratório de Polícia Científica. É que juntamente com as armas e munições foi apreendido "um equipamento electrónico, aparentemente de comunicações, mas que ainda não percebemos a sua finalidade". As autoridades estão "a trabalhar em conjunto" com a congénere espanhola, concluiu a citada fonte.

1 commentaire:

Anonyme a dit…

I'm curious to find out what blog system you're using?
I'm having some small security problems with my latest website and I would like to find something more safe. Do you have any solutions?
Stop by my site :: arsenal transfer news 2010

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu