Fichier hébergé par Archive-Host.com

mardi 9 septembre 2008

Algarve - Tavira Criança morre afogada

Menino de quatro anos teve acesso a piscina particular em Tavira.

Um menino de quatro anos morreu anteontem, cerca das 15h30, na sequência de uma queda numa piscina particular no sítio da Berberia, freguesia da Conceição de Tavira.
A estrutura não tem qualquer protecção, sendo de fácil acesso até para crianças, e na água estavam vários objectos – bola, raquete, prancha e bóias – que deverão ter atraído fatalmente a criança. A proprietária da habitação reside em Lisboa.
Gustavo Miguel Revés Martins estava a brincar com os seus três cães na rua da pequena povoação e a demora em regressar a casa alarmou a mãe e a avó. 'Fomos encontrar o menino com a cabeça dentro de água e os pés de fora, dentro da piscina da casa de campo de uma vizinha, a cinquenta metros da nossa casa. A proprietária da casa só vem ao Algarve nas férias', disse ao CM Miraldina Martins, avó da vítima.
Seguiram-se momentos de grande aflição. A mãe do menino 'ficou sem forças e só gritava e puxava os cabelos', recorda a avó, confessando 'ter arranjado coragem e retirado a criança da água, transportando-a ao colo para casa'.
Pedido o socorro, uma vizinha primeiro e os bombeiros municipais de Tavira e a tripulação de uma VMER do INEM depois, ainda tentaram, sem sucesso, manobras de reanimação. 'O menino estava muito roxo e já não respirava', afirma Miraldina Martins. A proprietária da habitação, que soube do acidente pelo Correio da Manhã, mostrou-se inconsolável e não quis prestar declarações.
PAI DA VÍTIMA FEZ A PISCINA
Norberto Revés Martins, pai da vítima, é construtor civil na zona de Tavira e é um dos escassos habitantes do sítio da Berberia.
O casal Martins, Norberto e a mulher, Natércia, vive com os filhos (Alexandre, de 19 anos, e André, de 14 anos, os dois irmãos de Gustavo) numa das cinco casas do pequeno aglomerado de onde sobressai, devido à piscina, a casa de campo de Cláudia Lopes, residente em Lisboa.
'Fui eu quem recuperou a casa e construiu a piscina', explicou Norberto Revés Martins, que justificou a falta de protecção pelo 'pedido de realizar uma obra barata'.
FATAIS PARA QUATRO CRIANÇAS NO ALGARVE
Gustavo Martins é a quarta criança a morrer este Verão em piscinas e tanques de água particulares na região algarvia.
O dia 21 de Junho foi fatal para duas crianças, ambas com dois anos. Caíram à agua em piscinas de familiares, na zona de Silves e de Lagos.
Lucas Candeias, prestes a completar três anos, caiu na piscina dos avós, em Portelas (Lagos), vindo a falecer cinco dias depois no Hospital Central de Faro. No mesmo dia, em Resgalho (Silves), a queda de Nuno Poço, de dois anos e meio, foi fatal para a criança. No dia 24 de Julho um menino irlandês, de seis anos, morreu no Hospital de Faro, para onde tinha sido transportado depois de se ter afogado num tanque de rega da vivenda de férias dos pais, no sítio do Alto da Vala, Silves.
CM.

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu