Fichier hébergé par Archive-Host.com

lundi 8 septembre 2008

Saúde milionária

Investimento - construção e gestão de hospitais
As Parceiras Público-Privadas (PPP) no sector da Saúde vão custar ao Orçamento do Estado, nos próximos 30 anos, 5643,3 milhões de euros, verba semelhante ao investimento previsto para a construção do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete. Com os contratos de gestão e de construção de dez novos hospitais e de gestão de dois centros de saúde, os cofres públicos terão uma despesa média anual de 188,1 milhões de euros. Por isso, os negócios da área da Saúde têm atraído cada vez mais o interesse dos grupos económicos privados.
O relatório sobre as ‘ParceriasPúblico-Privadas e Concessões’, elaborado pelo Ministério das FinançasemJulhodeste ano,estabelececom precisão as previsões anuais dos encargos financeiros do Estado com as PPP na Saúde. A partir deste calendário, constata-se que as PPP neste sector, tendo um investimento total de 776,2 milhões de euros, irão custar ao Estado, entre 2008 e 2038, um montante de 5643,3 milhões de euros.
Com o défice orçamental das contas públicas longe de estar consolidado, o maior esforço financeirodoOrçamentodoEstadoirá ocorrer entre 2009 e 2017, quando a despesa oscilará entre um mínimo de 224,4 milhões de euros e um máximo de 531,5 milhões de euros. Para já, em 2008, o Estado irá desembolsar com as PPP na Saúde 80,7 milhões de euros.
O projecto das PPP na área da Saúde foi lançado por Correia de Campos, então ministro da Saúde de António Guterres, em 2001. O primeiro-ministro, José Sócrates, disse em Maio deste ano que "as PPP são úteis para a construção; a gestão hospitalar, essa, deve permanecer pública".
CM

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu