Fichier hébergé par Archive-Host.com

lundi 8 septembre 2008

Portugal: Santa Maria da Feira Estacionamento pago chega no final do ano

Até ao final do ano, a cidade da Feira vai receber os primeiros parcómetros do concelho. O estacionamento à superfície vai custar 60 cêntimos a hora. Os comerciantes aplaudem a iniciativa reivindicada há vários anos.
Ao contrário dos concelhos vizinhos, Santa Maria da Feira resistiu, na última década, à colocação de parcómetros nas ruas da cidade. Uma determinação que tem, agora, os dias contados. O processo que levará à concessão do primeiro estacionamento pago está praticamente concluído. O regulamento municipal de concessão foi discutido na última reunião da Câmara e irá ser submetido à aprovação final da Assembleia Municipal no próximo dia 19 de Setembro.
Um mês depois, "deverá estar concluído o processo de concurso público", garante o vereador Celestino Portela. Segundo o autarca, até ao final do ano o estacionamento cobrado deverá ser uma realidade no centro histórico da cidade. A iniciativa é justificada com a necessidade de responder aos "pedidos da população". "A Junta de Freguesia a população e os comerciantes pediam-nos para colocar estacionamento pago para minimizar as dificuldades que sentem actualmente no estacionamento" referiu Celestino Portela.
Com algumas excepções registadas, a grande maioria dos comerciantes ouvidos, pelo JN, confirmam as palavras do vereador e mostram-se favoráveis à colocação dos parcómetros. "A medida só peca por tardia", refere o comerciante e fotógrafo Óscar Maia.
Recorda que o estacionamento pago era já "uma reivindicação antiga dos comerciantes". "Só dessa forma haverá estacionamento disponível para quem quiser fazer as compras no centro da cidade ou tratar de outros assuntos", afirma Óscar Maia lembrando, ainda, que, actualmente, "os lugares de estacionamento ficam preenchidos todo o dia com os funcionários públicos e de outros serviços". "Se formos a Espinho ou a S. João da Madeira [onde o estacionamento é cobrado] não falta estacionamento", exemplificou.
A excepção de cobrança no centro histórico vai para a avenida Dr. Belchior Cardoso, junto à Biblioteca Municipal, e parque de estacionamento que se encontra no final desta avenida. Sem cobrança fica, ainda, a rua Dr. António Corte Real, junto às Piscinas Municipais, e o parque de estacionamento no Rossio.
JN

Aucun commentaire:

Nouvelles du Portugal/ Noticias de Portugal

Menu